Topo

Pessoas confundem presidente com personagem, diz criador de Dilma Bolada sobre reação a protestos

O publicitário Jeferson Monteiro e a personagem Dilma Bolada - Montagem/Reprodução
O publicitário Jeferson Monteiro e a personagem Dilma Bolada Imagem: Montagem/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

22/07/2013 05h00

Criticado por leitores por ser muito ‘dilmista’, o responsável pelo perfil Dilma Bolada no Facebook, Jeferson Monteiro, afirma que as pessoas confundem a personagem criada por ele com a presidente Dilma Rousseff. “A grande maioria dos comentários é na brincadeira, o pessoal entra no clima, mas tem uns ou outros que tratam a página como forma de descarregar frustações. É uma minoria”, afirma.

Monteiro, que na vida real é um publicitário carioca de 23 anos, diz acreditar que a confusão ocorre porque a presidente real não se comunica com internautas. “Como a Dilma não está na internet e muita gente conhece o perfil, as pessoas ficam curiosas, é natural”, diz, sobre o aumento no público da página com os recentes protestos pelo país.

De acordo com ele, 70 mil pessoas passaram a curtir a página em apenas duas semanas do mês de junho, adesão recorde para o perfil que atualmente tem quase 450 mil seguidores.

  • Reprodução

    Presidente Dilma pilota avião em montagem publicada no perfil Dilma Bolada do Facebook

O publicitário diz que esse tipo de crítica não interfere nas piadas. “É uma página fictícia. Tenho total autonomia e escrevo o que acho que as pessoas vão gostar. De forma geral elas gostam”, diz.

Já sobre o fato de o perfil ser muito favorável à presidente, Monteiro diz que a personagem Dilma Bolada é a idealização de uma presidente perfeita. “Brinco muito com essas coisas de exaltação a ela e às vezes um ou outro sente incomodado e compara com o real momento vivido”, diz. “Sempre mantenho primordialmente as minhas opiniões e percepções, e se a opinião dela [presidente Dilma] coincidir com a minha [Dilma Bolada], melhor ainda. Agora nem sempre o que a Dilma diz é o que é postado e vice-versa. A Dilma respeita amplamente isso, e até gosta do perfil pelo que já disseram”, completa.

Pessoalmente, Monteiro, que é carioca e vive no Rio, se diz favorável aos protestos. “Condeno totalmente a postura do governador Sérgio Cabral, acho que um absurdo tudo que está acontecendo no Rio”, diz.

Sobre a queda na popularidade da presidente, Monteiro brinca que Dilma Bolada ficou assustada. “Se já foi um baque na personagem, imagina na presidenta em si”, questiona. “Acho que o pior já passou, mas ainda há muita coisa que pode acontecer”, completa.

Monteiro afirma que tenta postar novos conteúdos na página três vezes por dia e diz que nos próximos meses a página “vai ter bastante novidade”.