Topo

Programação paralela da Flip terá Ruy Castro e Lobão

Do UOL, em São Paulo

21/06/2013 13h01Atualizada em 21/06/2013 17h32

A Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, que acontece na cidade fluminense do dia 3 a 7 de julho, divulgou a programação paralela ao evento. Chamado de FlipMais, os eventos com curadoria de Miguel Conde se concentram na Casa da Cultura entre os dias 4 e 5 de julho e trará debates com o biógrafo Ruy Castro e o cantor Lobão.

Um debate sobre a construção de políticas públicas de incentivo à leitura está marcado para o dia 4 e terá a participação do presidente da Fundação Biblioteca NacionalRenato Lessa, de José Castilho Marques Neto, secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura e dos deputados Fátima Bezerra e José Stédile. Inicialmente, a ministra Marta Suplicy participaria do debate no lugar de Lessa, mas ela cancelou sua participação na tarde desta sexta.

No mesmo dia, o jornalista e escritor Ruy Castro, autor das biografias de Carmen Miranda e Garrincha, conversa com o jornalista Paulo Werneck sobre a experiência em escrever sobre sua própria vida.

No dia 5, Lobão, que lançou recentemente o polêmico livro “Manifesto do Nada na Terra do Nunca” conversa sobre rock, MPB e cultura popular com o crítico André Barcinski.

A programação também oferece aos leitores uma segunda oportunidade para ver alguns autores da programação principal, além de debates sobre mercado editorial e educação.

Vencedora do Man Booker Prize deste ano, a escritora Lydia Davis e o crítico brasileiro Samuel Titan Jr. irão, no dia 5, trocar opiniões sobre o desafio de traduzir as obras do francês Gustave Flaubert.

Eduardo Sacheri, roteirista de “O Segredo dos seus Olhos”, filme argentino ganhador do Oscar, vai abordar, no dia 6, a relação entre a escrita e a imagem em movimento.

Cinema e Música
O “Noites de Cinema”, que retoma à programação neste ano, vai exibir no dia 4 o filme “Vidas Secas”, de Nelson Pereira dos Santos, baseado na obra de Graciliano Ramos, escritor homenageado nesta edição da Flip.

Na música, o espetáculo “Vinicius 100: Palavra e Música” reúne Zé Miguel Wisnik, Paula Morelenbaume, Arthur Nestrovski e a vasta obra do poeta no dia 5. Além de canções, a carreira de Vinicius será revisitada por histórias e leitura de poemas do compositor. 

Os ingressos para os eventos da FlipMais podem ser comprados na Casa da Cultura em Parati ou no site Ingresso Rápido, por R$ 12. O espetáculo “Vinicius 100: Palavra e Música” será vendido antecipadamente, através do site, a partir do dia 24 de junho.