Topo

Brasileiro Nunca grafita punk em muro de Berlim

Grafite do brasileiro Nunca em muro de Berlim - Divulgação/UrbanSpree
Grafite do brasileiro Nunca em muro de Berlim Imagem: Divulgação/UrbanSpree

Estefani Medeiros

Do UOL, em São Paulo

06/06/2013 14h07Atualizada em 14/06/2013 16h03

Em turnê por diversos festivais de arte de rua na Europa, o grafiteiro paulistano Nunca, codinome de Francisco Rodrigues, desenhou um punk em um muro na cidade de Berlim com cerca de dez metros de altura. "O espaço onde o personagem foi pintado já é conhecido por receber diversos artistas e o proprietário do espaço me cedeu a parede onde fiz essa pintura mais despretensiosa e fora de festivais, exposições ou mostras", explicou Nunca ao UOL

"Berlim é uma cidade bem jovem com um ar selvagem e de liberdade", explica sobre a escolha do punk para o grafite. "Onde a contracultura é parte da cultura e do cotidiano da cidade a tornando um lugar bem impar em relação a outras cidades da Europa. Quando estava chegando de trem vi uma série de pessoas com roupas que pareciam ser de punks. Um deles veio me pedir um trocado com duas latas de feijão ligadas a um fio, como se fossem um telefone sem fio, daqueles de criança. Foi o retrato perfeito do estereótipo e o que a cidade representa pra alguém que tinha acabado de chegar." 

Para Nunca, existe curiosidade em relação a arte brasileira. "Os artistas com mais representatividade obviamente recebem uma atenção maior quando o assunto é arte brasileira, ou street art brasileira, mas há bastante curiosidade e interesse." 

  • Grafite do brasileiro Nunca na Inglaterra