Topo

Parte de obra é furtada do Museu de Arte do Rio; polícia investiga imagens

Rodrigo Vianna

Do UOL, em Rio de Janeiro

26/04/2013 21h06

Pouco mais de um mês após a sua inauguração, o MAR (Museu de Arte do Rio), na zona portuária do Rio de Janeiro, registrou um primeiro caso de furto. Um abridor de lata em exposição no museu,  parte de uma obra do artista Ivens Machado, foi furtado na tarde de quinta-feira (25). As informações foram confirmadas pela Polícia Civil do Rio.

De acordo com as autoridades, agentes da 4ª DP (Praça da República), onde o caso foi registrado, solicitaram as imagens das câmeras de segurança do museu. O material ainda não foi analisado.

Segundo a policia, a peça de arte contemporânea é uma tela quadriculada com um suporte, onde ficava pendurado o abridor de lata. A polícia realizou a perícia na tarde desta sexta-feira e, por volta das 20h, ainda se encontrava no local. Ainda não há pistas dos autores do crime.

O caso será encaminhado para a DRF (Delegacia de Roubos e Furtos) devido ao alto valor estimado da peça furtada, de acordo com os agentes.

A assessoria do MAR ainda não se pronunciou sobre o caso e informou que divulgará uma nota oficial. O espaço foi inaugurado no dia 1º de março e aberto ao público quatro dias depois. 

De acordo com a polícia, a pena para furto simples prevê prisão de um a quatro anos. Já o de furto qualificado pode render de dois a oito anos na cadeia.