FHC envia carta para se candidatar à ABL nesta quarta
Fernando Henrique Cardoso vai se candidatar nesta quarta-feira (27) à Academia Brasileira de Letras (ABL). De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC), o ex-presidente enviará uma carta à ABL através de Celso Lafer, imortal da Academia e ex-ministro das Relações Exteriores de seu governo.
FHC será candidato à vaga de n° 36, que pertencia ao acadêmico João de Scantimburgo, morto na madrugada de sexta-feira.
A carta de candidatura de FHC será entregue após a Sessão de Saudade. Só após a cerimônia tradicional, durante a noite desta quarta, a cadeira será declarada vaga. Segundo a ABL, por conta disso, não há conhecimento dos concorrentes.
As inscrições ficam abertas por um mês. Com os nomes oficializados, cada candidato terá dois meses para viabilizarem sua eleição, que será marcada para a primeira quinta-feira depois desse período.
Durante a semana, o nome do ex-presidente se tornou unânime entre outros imortais, mas ,segundo a Academia, “oficialmente não existe indicação” de outros acadêmicos.
Qualquer brasileiro que tenha escrito um livro pode se candidatar a vaga.
Atualmente, também há outra vaga aberta, a do escritor alagoano Lêdo Ivo, que morreu em dezembro de 2012 na Espanha. Para essa cadeira, a ABL já contabiliza 17 candidatos. A eleição está marcada para o dia 11 de abril.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.