Topo

"Esta criança" é o grande vencedor do Prêmio Shell de Teatro do Rio

Renata Sorrah e Gustavo Gasparini, que venceram os prêmios de melhor ator e melhor atriz - Léo Marinho e Alex Palarea/AgNews
Renata Sorrah e Gustavo Gasparini, que venceram os prêmios de melhor ator e melhor atriz Imagem: Léo Marinho e Alex Palarea/AgNews

Rodrigo Vianna

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/03/2013 02h06

Grandes nomes do teatro nacional se reuniram na noite desta terça-feira (19) para a entrega do 25º Prêmio Shell do Teatro do Rio de Janeiro, no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico. O prêmio é oferecido aos maiores destaques da temporada teatral. O espetáculo “Esta criança” foi o grande vencedor da noite, levando para casa quatro conchas douradas, incluindo de Melhor Atriz, para Renata Sorrah. Em seu discurso, a atriz dedicou o prêmio aos colegas de elenco.

"Foi aqui nesse palco que eu vi pela primeira vez a Companhia Brasileira de Teatro fazendo Vida, e quando acabou esse espetáculo eu disse que que queria trabalhar com eles. E foi um sonho que se tornou realidade. Dedico esse prêmio a toda equipe e elenco desse projeto e dessa peça e à Rosita Thomaz Lopes", disse ela, que aproveitou o momento para fazer uma apelo contra o fechamento de casas de espetáculos do Rio: “Vamos abrir os teatros. Não dá mais para ficar assim”.

O Prêmio Shell de Teatro é considerado pela classe artística como uma referência nos palcos brasileiros. De acordo com os organizadores, em cada edição, são divulgadas duas listas de indicados ao longo do ano, com as peças que estrearam no primeiro e segundo semestres. Um júri especializado escolhe os melhores em nove categorias: autor, diretor, ator, atriz, cenário, iluminação, música, figurino e uma categoria especial.

Homenagem a Walmor Chagas

O grande homenageado da noite foi o ator Walmor Chagas, que cometeu suicídio no início do ano. Imagens da carreira do ator foram exibidas no telão, provocando um silêncio na plateia. No fim, o público ouviu o poema “Vou-me embora para Passárgada”, de Manuel Bandeira, narrado pelo próprio ator. A única filha de Walmor Chagas, Clara Becker, fruto do relacionamento com Cacilda Becker, recebeu o troféu das mãos das apresentadoras Nicetti Bruno e Beth Goulart.

"Agradeço aos jurados pela homenagem, pela bela noite. Dizer do orgulho de ser filha do Walmor, em sua linda história de talento, de amor, é uma emoção muito grande, ele certamente está em "Passárgada. É uma linda homenagem. Obrigado", disse ela.

Duas peças se destacaram com um maior número de indicações nesta edição. Além de “Esta criança”, que concorreu em cinco categorias, o espetáculo “A marca da água” disputou três conchas douradas, desenhadas pelo artista plástico Domenico Calabroni, inspiradas no símbolo da Shell. Além do troféu, os vencedores também levaram para casa uma premiação individual de R$ 8 mil.

Os vencedores

O 25º Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro começou por volta das 21h10, com a palavra de Fábio Caldas, diretor de comunicação da Shell na América Latina. Em seguida, as apresentadores Nicette Bruno e Beth Goulart falaram sobre a história do prêmio e de sua importância para o teatro brasileiro. Após esse momento, elas anunciaram a primeira categoria da noite, música, que foi para Alexandre Elias, por "Gonzagão - A Lenda". Ao receber o prêmio, ele o dedicou ao diretor João Falcão.

"Hoje ele (João Falcão) é um grande amigo, um dos maiores diretores e autores do mundo. Quando eu era pequeno, meus pais sempre me incentivaram na música. Uma vez eu ganhei uma sanfoninha e sempre me colocavam para ouvir Luiz Gonzaga. Acho que foi daí que começou a surgir a minha inspiração. Apesar de já ter sido indicado outras vezes, dessa vez é especial", disse ele.

Em seguida, Nadja Naira levou o prêmio de melhor iluminação por "Esta Criança", e dedicou o prêmio aos colegas de palco. "Estou chocada. O teatro a gente não faz sozinho, a gente faz com vocês. Dedico então esse prêmio à minha companhia de teatro de Curitiba", disse ela. O espetáculo também levou o prêmio de melhor direção para Marcio Abreu. Visivelmente emocionado, ele brincou com o fato de estar sempre viajando a trabalho e dedicou o prêmio em especial para a atriz Renata Sorrah.

"Para mim é uma noite muito especial, porque apesar de ter nascido aqui eu sou praticamente um estrangeiro. Então receber esse prêmio na minha cidade é de uma grande emoção. O teatro dá muita coisa pra gente e uma delas é encontrar pessoas que transformam a sua vida. Eu quero usar essa tribuna para falar do meu amor por esses atores, que foi um grande encontro na minha vida. Em especial para essa mulher do teatro, que é Renata Sorrah", disse ele.

Já Teca Fichinski levou o prêmio de Melhor Figurino por "Valsa n 6". Ao receber o troféu, ela disse que sonhou com o figurino do espetáculo. "Isso aqui é um sonho. É um sonho mesmo porque eu sonhei com o figurino do espetáculo e depois fui correndo contar para o elenco, que abraçou a ideia. Sonhei com a Luiza Tirré (atriz) enrolada no vestido no Theatro Municipal. Eu divido esse prêmio com alguém que está aqui, mas não mora aqui. Pai, é nosso", disse ela, visivelmente emocionada.

Na categoria autor, o prêmio foi para a dupla Mauricio Arruda Mendonça e Paulo Moraes por "A Marca da Água". Já quase no final da festa, as apresentadores anunciaram o grande vencedor na categoria Melhor Ator, que foi para Gustavo Gasparini, por sua atuação em "As Mimosas da Praça Tiradentes". No palco, ele brincou com o público citando a sua personagem, a vedete Vanilla Cherry.

"Eu como 'cavalo' desse personagem estou super feliz por esse prêmio, mas ela (Vanilla) está triste, porque ela queria ter levado o premio de melhor atriz. Depilou até as axilas para esta noite", brincou ele, que completou: "eu completei 35 anos de carreira no ano passado e esse, sem dúvida, é o melhor presente", disse ele, que aproveitou o momento para ler uma carta de uma fã.

Para Drica Moraes, indicação foi uma vitória

Curada de uma leucemia diagnosticada em 2010, a atriz Drica Moraes disse que a doença já é passado e que ela já está completamente recuperada. Sucesso na TV e nos palcos, a atriz, que concorreu na categoria Melhor Atriz, disse que a indicação é mais uma vitoria: "Estou muito feliz com essa indicação. Depois de tudo que eu passei, isso aqui é mais uma vitória, ganhando ou não, eu já saio daqui vencedora. Agora é passado, e essa minha luta estará sempre registrada nas minhas peças e nos meus trabalhos", disse.

Veja os indicados e vencedores:

 

Autor

Carla Faour por "Obsessão"

Julia Spadaccini "Quebra-Ossos"

Maurício Arruda Mendonça e Paulo Moraes por "A marca da água" (VENCEDOR)

Pedro Kosovski por "Cara de cavalo"

 

Direção

Felipe Hirsch por "O livro de itens do paciente Estevão"

Henrique Tavares por "Obsessão"

Marcio Abreu por "Esta criança" (VENCEDOR)

Moacir Chaves por "Negra felicidade"

 

Ator

Bruce Gomlevsky por "O homem travesseiro"

Gustavo Gasparani por "As mimosas da Praça Tiradentes" (VENCEDOR)

Leonardo Medeiros por "O livro de itens do paciente Estevão"

Tonico Pereira por "A volta ao lar"

 

Atriz

Drica Moraes por "A primeira vista"

Kelzy Ecard por "Breu"

Patricia Selonk por "A marca da água"

Renata Sorrah por "Esta criança" (VENCEDOR)

Simone Spoladore por "Depois da queda"

 

Cenário

Adriano Guimarães, Fernando Guimarães e Ismael Monticelli por "Nada"

Doris Rollemberg por "Querida Helena Sergueievna"

Fernando Marés por "Esta criança" (VENCEDOR)

Paulo de Moraes por "A marca da água"

Vandré Silveira por "Farnese de saudade"

 

Figurino

Flavio Souza por "Os mamutes"

Kika Lopes por "Gonzagão – a lenda"

Samuel Abrantes por "O auto da compadecida"

Teca Fichinski por "Valsa nº6" (VENCEDOR)

 

Iluminação

Adriana Ortiz por "Adeus a carne ou go to Brazil"

Luiz Paulo Nenen e Thiago Mantovani por "O homem travesseiro"

Maneco Quinderé por "A primeira vista"

Nadja Naira por "Esta criança" (VENCEDOR)

 

Música

Alexandre Elias por "Gonzagão – A Lenda" (VENCEDOR)

Domenico Lancellotti por "Modéstia"

Felipe Storino por "Esta criança"

Lucas Macier e Fabiano Krieger por "Adeus a carne ou go to Brazil"

 

Categoria especial

Beto Carramanhos pelo visagismo dos espetáculos "As mimosas da praça Tiradentes" e "O mágico de Oz"

Frederico Reder pela reforma e reabertura do teatro Tereza Rachel, atual Theatro Net Rio

Grupo Alfândega 88 pela ocupação do teatro Serrador (VENCEDOR)

Projeto "Complexo Duplo" pela política de ocupação artística do teatro Glaucio Gil.