Topo

Com presença de famosos, musical celebra os 50 anos da Mônica no Rio

Maurício de Sousa posa com a filha Mônica na estreia do musical "Mônica Mundi" no Rio - Gil Rodrigues/FotoRio News
Maurício de Sousa posa com a filha Mônica na estreia do musical "Mônica Mundi" no Rio Imagem: Gil Rodrigues/FotoRio News

Laís Gomes

Do UOL, no Rio

03/03/2013 18h37

A tarde desta domingo (3) foi de festa no Rio de Janeiro. Monica, a famosa personagem do quadrinista Mauricio de Sousa, completa 50 anos. Para comemorar, a Turma da Mônica resolveu fazer uma volta ao mundo com a estreia do espetáculo musical "Mônica Mundi", no Theatro Net Rio em Copacabana, zona sul do Rio.

Mauro de Sousa, diretor e produtor do espetáculo, falou da expectativa da estreia na cidade maravilhosa. "Já fizemos esta peça em São Paulo, mas estávamos na expectativa por essa estreia no Rio. O público carioca é sempre mais caloroso. Esse é o espetáculo mais grandioso que já fizemos em termos de estrutura", disse.

Monica de Sousa, inspiração para a personagem dos quadrinhos, estava emocionada com a comemoração e falou das características em comum com a Mônica criada pelo pai.

"Sou dois anos mais velha que a personagem, é uma emoção ver a produção do meu irmão mais novo, estou me sentindo aniversariando hoje também. Dizem que sou brava, mas não acho. Sou baixinha, gosto dos meus amigos, mas confesso que tenho o pavio curto como o da Mônica", brincou.

Cercado por crianças, adolescentes, jovens, adultos e até pelos idosos, Mauricio de Sousa era só sorrisos durante a apresentação do musical. Os olhos brilhavam ao ver suas criações no palco. "Ideia pra fazer mais histórias é o que não falta, pretendo continuar com o mesmo carinho. Começo a escrever a partir de histórias que ouço nas ruas, das pessoas que estão ao meu redor", disse. "A minha filha Monica foi e é minha maior inspiração. Ela tinha um coelho que ficava rodando quando pequena, era dentuça, baixinha, era raivosa e continua", contou.

Algumas celebridades compareceram ao evento. Entre elas, Mônica Martelli com a filha Julia, Cassio Reis e o pequeno Noah, Claudia Mauro e Paulo Cesar Grande com Pedro Carol, Rosamaria Murtinho com as netas e Gloria Maria com as pequenas Maria e Laura. A jornalista contou qual é a personagem preferida das meninas. "A maior gosta do Cascão porque não é muito chegada a banho e a mais nova é fã da Mônica assim como eu, elas têm todos os DVDs e são apaixonadas pelos personagens", falou.

Dira Paes aproveitou uma folguinha nas gravações de "Salve Jorge" para levar o filho Inácio, de 5 anos, ao teatro." A Mônica é uma herança cultural. Meu filho adora, ele é muito fã do Cebolinha", disse.

Ao fim do espetáculo, uma festa com direito a bolo, vela e o simbólico "Parabéns pra Você", com toda a família reunida no palco. Pela manhã, uma missa em homenagem à personagem foi celebrada em São Paulo pelo padre Marcelo Rossi.