Topo

Galeria de Londres revela primeiro retrato oficial de Kate Middleton

Primeiro retrato oficial de Kate Middleton foi pintado pelo artista Paul Emsley - Reprodução/© National Portrait Gallery
Primeiro retrato oficial de Kate Middleton foi pintado pelo artista Paul Emsley Imagem: Reprodução/© National Portrait Gallery

Do UOL, em São Paulo*

11/01/2013 09h27

O primeiro retrato oficial da duquesa de Cambridge Kate Middleton foi revelado nesta sexta-feira (11) e está exposto ao público na National Portrait Gallery, em Londres. Antes da abertura pública da galeria, a duquesa conferiu a pintura na companhia do marido, o príncipe William.

  • 5780
  • true
  • http://entretenimento.uol.com.br/enquetes/2013/01/11/voce-gostou-do-primeiro-retrato-oficial-de-kate-middleton.js

Feita pelo artista Paul Emsley, que já retratou Nelson Mandela, a pintura mostra apenas a cabeça e os ombros de Kate sobre um fundo escuro. Seguindo a sugestão da própria Kate, a duquesa aparece de maneira natural, não oficial.

De acordo com o site do jornal "The Guardian", o casal real admirou as pintura por 10 minutos ao lado de Emsley, sua mulher, Susanne, e sua filha Marie.

A duquesa, que já foi hospitalizada por causa de fortes enjoos da gravidez, parecia bem e sorriu ao conversar com o artista. "É incrível, acho que foi brilhante", disse ela. O príncipe William também elogiou o trabalho: "É lindo, absolutamente lindo".

Mais tarde, os duques de Cambrindge participaram de um pequeno almoço na galeria, que contou com a presença dos pais de Kate, Carole e Michael Middleton, e seus irmãos, Pippa e James.

Um leitor do Daily Mail, do Canadá, resumiu a opinião geral em um comentário anônimo. "Oh Meu Deus, que horror! Ao invés de ser excessivamente lisonjeiro como muitos retratos reais são, este é o extremo oposto. Ela está quase irreconhecível! Pobre Kate, forçada a dizer que ela está ‘emocionada' quando em toda a probabilidade, ela está tão horrorizada quanto o resto de nós."

O crítico de arte do Sunday Times Waldemar Januszczak chamou o retrato de "muito comum". "Ele (Emsley) a fez parecer mais velha que ela é e seus olhos não brilham da mesma forma que fazem, e há algo um tanto rígido sobre o rosto."

Emsley, cujos retratos anteriores incluem o do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, sabia que ele iria estar nas vistas do público quando aceitou retratar a duquesa, uma celebridade global e real.

"É provavelmente o retrato mais importante que eu vou fazer na vida, e quando você percebe isso, você começar a pensar com muito cuidado sobre o que você está fazendo, talvez mais do que você costuma fazer, e isso me deixou mais cauteloso do que eu normalmente sou."

Originalmente, Emsley planejava produzir um retrato de Kate séria. Mas, durante o encontro com a duquesa, o artista mudou de ideia.  Eu acho que a escolha certa no fim das contas era pintá-la sorrindo. Na prática, ela é justamente dessa forma, eu acho", disse. O pintor também quis dar destaque ao cabelo de Kate. "Acredito que todo o mundo a reconheça, em parte, por seu lindo cabelo", afirmou.
 
"Eu alterei levemente a cor dos olhos para que eles correspondessem à cor de sua blusa e o azul do fundo", explicou. O quadro levou três meses e meio para ser concluído e foi apresentado ao conselho da galeria em novembro passado.

* com informações da AFP e Reuters.