Topo

"Astronauta - Magnetar" foca no drama solitário do personagem para conquistar público adulto

"Astronauta - Magnetar" tem roteiro e arte de Danilo Beyruth e foi colorida por Cris Peter - Divulgação
"Astronauta - Magnetar" tem roteiro e arte de Danilo Beyruth e foi colorida por Cris Peter Imagem: Divulgação

Estefani Medeiros*

Do UOL, em São Paulo

26/10/2012 05h00

A história do simpático e aventureiro Astronauta, personagem das histórias da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa, ganha um lado mais sombrio e solitário na HQ “Magnetar”, estreia da MSP nas graphic novels. Com roteiro e desenho do publicitário e quadrinista Danilo Beyruth, a HQ chega às bancas nesta sexta (26).

Beyruth, que viu sua leitura de quadrinhos mudar após conhecer “Batman - O Cavaleiro das Trevas”, descreve a história do personagem como um drama, em entrevista ao UOL. “É uma história sobre um erro cometido e um arrependimento. Não acaba em um final feliz nesse primeiro momento. Apesar de o tema ser científico, é um drama.”  

Em “Magnetar”, o viajante do espaço escolhe viver sozinho e longe de Ritinha, seu primeiro amor. Por conta disso, o drama a que Danilo se refere é a solidão. “O astronauta é um cara que abandonou a família pelo novo. Essas características já existem no gibi. O Piteco e o Horácio também são personagens do Maurício que levam a esse tipo de reflexão filosófica." 

É uma história sobre um erro cometido e um arrependimento. Não acaba em um final feliz nesse primeiro momento. Apesar de o tema ser científico, é um drama

Danilo Beyruth

O autor diz que a motivação sobre o assunto foi influenciada por seu próprio processo artístico. “A solidão é a parte que eu mais me identifico. Todo artista sente solidão no processo de criação. Isso é natural. No começo pensava que isso era uma coisa minha, mas as pessoas que leem a HQ pela primeira vez falam disso de um jeito bem emocional." 

O roteiro da trama envolvia primeiramente um buraco negro como obstáculo, que foi substituído por uma estrela sugerida por um amigo astrônomo. “A Magnetar é uma estrela em um processo de morte. Apesar de não estar explicito na HQ, a ironia é que ele está preso ao redor de uma estrela que está morrendo”, explica.

Apesar de ter assuntos ligados à ficção científica, Danilo pesquisou mais sobre a rotina dos navegadores para construir o personagem. “Já leio muito sobre física em geral. Mas fui pesquisar Almir Klink e outros navegadores que passavam muito tempo sozinhos no mar”, comenta. Danilo diz que o tema denso pode ser compreendido por todas as idades, mas "talvez não cause em uma criança o impacto que causa em um adulto". 

Uniforme e cenário inspirados em "Alien" e "2001 - Uma Odisséia no Espaço" 

“O uniforme clássico precisou ser adaptado porque em ‘Magnetar’ tem mais cenas de ação, por isso preferi redesenhar com o meu traço, para dar mais movimento às cenas. Mas segui a linha do Maurício”, explica o autor.

“O rosto também é meu por causa desse contato com o material dos navegantes, eles geralmente tem o rosto mais fino, nariz pontudo”, explica. “E a nave é a nave, desenhei no meu traço mesmo. Me inspirei muito no cinema,  em filmes de ficção científica como “Alien” e  “2001- Uma Odisseia no espaço'. No geral, as revistas têm uma base parecida, mas ganhei a liberdade de mudar bastante."

"Graphic MSP" quer público mais velho e entrar no mercado internacional 

Editor e criador da série “Graphic MSP”, Sidney Gusman explica que a ideia é “mirar no mercado adulto”. “Quero fazer que esse tipo de material chegue a mais leitores”, diz o editor. “Acho que pode virar uma tendência. Tiragens grandes, preço baixo e alta qualidade podem incentivar as pessoas a comprar”, completa Beyruth.  

A proposta é tornar a HQ universal, exportável para outros países. Além de Astronauta, mais quatro graphic novels tem previsão de lançamento em 2012. “Escolhi esses personagens porque tinha que ter uma pegada mais aventuresca. Os dois que permitem, a princípio, é o Astronauta e o Piteco. Um de humor vem com o Chico Bento, temos uma versão mais classuda da Turma da Mônica, que vai se repetir e a pegada de terror virá com o Penadinho”.

LEIA RESENHA DA HQ

  • Estreia do selo Graphic MSP, joint venture entre a Editora Mauricio de Sousa e a Panini Comics, "Astronauta - Magnetar" dá um passo gigantesco no sentido de levar a Turma da Mônica literalmente a uma outra dimensão. Personagem mais popular entre os desenhistas que homenagearam Maurício nas comemorações de 50 anos de carreira do autor, o Astronauta surge totalmente repaginado por Danilo Beyruth, que assina também o roteiro da "graphic novel".

    As simplificações da linha clara, estilo tradicionalmente adotado por Mauricio nas historias da Turma da Mônica, dá espaço a um conceito mais arrojado, visivelmente inspirado nos álbuns de aventura europeus. O enredo, descolado das linhas mestras observadas com rédea curta por Maurício nas publicações infantis, se abre para outras possibilidades narrativas, o que amplia também o espectro de abrangência do público.

    Beyruth trabalha em duas frentes. Ao mesmo tempo que apresenta o personagem, mostra sua origem e cria espaço para a aventura no presente que ligará essas duas pontas. Quem conhece as histórias de "Astronauta Pereira" identificará ali ecos dos quadrinhos infantis. E quem não é familiarizado com o personagem poderá passar pela trama com semelhante interesse. Os próximos volumes serão dedicados ao Piteco, outro personagem seminal, e à Turma da Mônica, o tesouro mais cultivado do autor. Na fila, Chico Bento. As perspectivas são boas, aqui e no exterior.

    *por Alessandro Giannini


"Astronauta - Magnetar"
Editora Panini
80 páginas
R$ 29,90 (capa dura) e R$ 19,90 (brochura)