Topo

"Quero que a trilha soe como uma pintura", diz Brian Eno sobre obra que apresentará na Lapa

O artista e músico inglês Brian Eno (2012) - Michiko Nakao/Divulgação
O artista e músico inglês Brian Eno (2012) Imagem: Michiko Nakao/Divulgação

Carla Neves

Do UOL, no Rio

17/10/2012 18h02

No Rio de Janeiro desde segunda-feira (15) para se apresentar na mostra de arte pública "OiR - Outras Ideias para o Rio", o artista e músico inglês Brian Eno deu uma entrevista coletiva na tarde desta quarta no hotel em que está hospedado na zona sul carioca.

Simpático, o ex-tecladista da banda Roxy Music e produtor de discos de David Bowie, U2 e Coldplay achou "muito gelada" a sala em que aconteceria a coletiva e foi o primeiro a aderir à ideia do curador da mostra, Marcello Dantas, de dar a entrevista perto da piscina do hotel.

Chegando lá, Brian começou a falar sobre “77 milhões de pinturas”, instalação que apresentará durante as noites de 19 a 21 de outubro nos Arcos da Lapa, no centro do Rio. O famoso cartão postal carioca foi mapeado exclusivamente para preencher suas paredes brancas com a obra de Brian, que também ficará responsável pela trilha sonora do espetáculo. “Quero que a trilha soe como uma pintura. Demorei 15 anos para entender isso. Mas é assim que faço música”, definiu.

Brian fez questão de explicar que suas instalações são únicas. “Elas nunca se repetem, são planejadas para cada lugar em que me apresento”, afirmou ele, acrescentando que pretende incluir o barulho comum da cidade à instalação. “Vou usar os sons urbanos, como a buzina dos carros e o barulho dos helicópteros para fazer música”, disse.

Durante a apresentação de três horas, Brian vai fazer uso do aplicativo Scape, através do ipad. Ele foi desenvolvido pelo próprio artista e usa combinações em torno de 15 paisagens musicais. “Nunca estudei música. Fiz faculdade de Artes Plásticas. E mesmo indo pelo caminho da música, nunca deixei de ser um artista visual”, explicou ele sobre a fusão que faz de música e pintura.

  • Divulgação

    Teste da instalação do artista e músico inglês Brian Eno nos Arcos da Lapa, no Rio (2012)

Questionado sobre o que o público pode esperar de sua apresentação, Brian mostrou-se otimista. “Espero que seja o tipo de experiência que a pessoa veja, lembre que está com o jantar no fogo, mas mesmo assim não consiga ir embora para casa”, disse.

Pela segunda vez no Rio, ele aproveitou para falar sobre sua admiração pela cidade. “O Rio é provavelmente uma das melhores cidades do mundo. Sempre me pergunto por que não moro aqui. Mas quando estou aqui me pego pensando em voltar para Londres. Amo a minha cidade”, elogiou.

Brincalhão, ele descartou uma possível volta à antiga banda Roxy. "Seria como enfiar unhas quentes em minhas bolas. Talvez quando eu tiver uns 93 anos e não me ocorrer mais nenhuma outra ideia", brincou ele, que quer ficar anônimo no dia das apresentações. "Senão acabo atraindo a atenção do público e da imprensa. Assim o conceito da apresentação pode se perder", justificou.

Neste sábado, Brian fará uma palestra aberta ao público, às 13h, no Circo Voador. O evento contará com as participações de Hermano Vianna, Marcello Dantas, Arto Lindsay, José Marcelo Zacchi, Alê Youssef e Ronaldo Lemos.

A instalação de Brian Eno faz parte do programa de intercâmbio cultural UK Brasil Season, do British Council, que tem como objetivo intensificar o diálogo entre o Brasil e o Reino Unido.


77 MILHÕES DE PINTURAS, DE BRIAN ENO
Onde: Arcos da Lapa
Quando: de 19 a 21 de outubro, das 19 às 22h