Topo

Ministério da Cultura lançará editais para produção cultural por negros

Marta Suplicy aceitou o convite da presidente Dilma Rousseff para ser a nova ministra da Cultura - Alessandro Shinoda/Folhapress
Marta Suplicy aceitou o convite da presidente Dilma Rousseff para ser a nova ministra da Cultura Imagem: Alessandro Shinoda/Folhapress

Do UOL, no Rio

04/10/2012 19h40

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, vai lançar editais para produção cultural realizada por produtores e criadores negros. "É uma justa reivindicação da comunidade negra", disse a ministra de acordo com comunicado enviado pelo Ministério da Cultura (MinC).

Marta se reuniu nesta segunda (1), em São Paulo, com produtores culturais, dentre as reivindicações, alguns deles pontuaram que a cultura negra é apoiada pelo MinC, mas não é realizada por produtores e criadores negros.

Nesta quinta (4), em reunião em seu gabinete, com a ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, a ministra aprofundou a questão e determinou aos presidentes da Funarte, Antonio Grassi, e Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Galeno Amorim, e à secretária de Audiviosual, Ana Paula Santana, que apresentem, até a próxima semana, editais a serem lançados no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Numa ação conjunta da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural e FBN, serão mapeados os pontos de cultura que podem ter por foco a literatura negra. A FBN também vai fazer uma pesquisa sobre hábitos de leitura da população negra.

Lançamento

A ministra Marta Suplicy também esteve nesta quinta com o diretor-curador do Museu Afro Brasil, Emanoel Araújo, para tratar das atividades de lançamento dos editais e da comemoração do Dia da Consciência Negra, em São Paulo.

Na conversa com Emanoel Araújo, a ministra pontuou que as atividades precisam sair do museu e ganhar o espaço do Parque do Ibirapuera. Para ela, é essencial ao país valorizar a cultura negra e dar oportunidade à comunidade negra de apresentá-la à sociedade. "Com muita honra, vamos lançar os editais, e apoiar e incentivar a produção da cultura negra por quem é negro", pontuou a ministra.