Topo

Flip 2013 será entre os dias 3 e 7 de julho e homenageará o autor Graciliano Ramos

Do UOL, em São Paulo

28/09/2012 11h53

A 11ª Festa Literária Internacional de Paraty vai acontecer entres os dias 3 e 7 de julho e terá homenagens para o autor alagoano Graciliano Ramos que, em 2012, completaria 120 anos, se estivesse vivo.

Escritor, jornalista e político, Graciliano é autor, entre outras obras, de Memórias do Cárcere e Vida Secas.

Para Miguel Conde, curador da Flip 2013, a escolha do homenageado se deu porque Graciliano se destaca na literatura por ser um escritor autocrítico.

"A reflexão sobre as implicações éticas da escrita resulta, em seus livros, numa constante avaliação e revisão dos próprios procedimentos. Em vez da prosa documental de tantos autores engajados do mesmo período, o que se vê então é uma obra em que o próprio compromisso político conduz à experimentação, pois está vinculado a um espírito crítico rigoroso e hostil ao dogmatismo", diz. Conde.

Já o diretor Mauro Munhoz conta que, além do evento, a homenagem se estenderá por todo o ano. "Os alunos das escolas de Paraty vão estudar a vida e a obra do autor desde janeiro do ano que vem e serão realizadas ações permanentes para que moradores e visitantes de Paraty possam ter uma proximidade ainda maior com esse importante escritor”, explica Munhoz, que também preside a Associação Casa Azul, entidade realizadora da Flip.

Anteriormente, a Flip já homenageou os autores Vinicius de Moraes, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Jorge Amado, Nelson Rodrigues, Machado de Assis, Manuel Bandeira, Gilberto Freyre, Oswald de Andrade e Carlos Drummond de Andrade.