Topo

"Tosco TV" estreia com animação para adultos e criador se afasta do "politicamente incorreto"

Allan Sieber em seu estúdio no Rio de Janeiro (9/3/11)  - Marlene Bergamo/Folhapress
Allan Sieber em seu estúdio no Rio de Janeiro (9/3/11) Imagem: Marlene Bergamo/Folhapress

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

17/09/2012 19h28

O quadrinista Allan Sieber está à frente de um novo projeto na televisão: o “Tosco TV”, animação de humor voltada para adultos que começa a ser exibida na próxima quinta-feira (20), no Canal Brasil, às 23h45.

A iniciativa, pioneira na TV brasileira, surgiu da parceria entre Siebel e o diretor Fabiano Maciel, que haviam trabalhado juntos no “Trash Hour”, misto de talk show e animação que foi ao ar em 2011, também no Canal Brasil. Após o término da série, os dois tiveram a ideia de apresentar uma nova proposta para a emissora – e foi quando resolveram testar um formato diferente.   

  • Divulgação

    "Deus É Pai", segmento criado por Allan Sieber para o "Tosco TV"

“No ano passado, a gente conversou sobre apresentar outra proposta. E queríamos tentar esse formato de animação para adultos, que não tem aqui. Aí nós nos animamos e produzimos isso”, conta Sieber, que é diretor geral do “Tosco TV”. A inspiração do quadrinista para o formato foi o programa Liquid Television, da MTV norte-americana, de onde saíram séries animadas como Beavis & Butthead, de Mike Judge.

O programa é composto de seis segmentos curtos. Dois deles são de autoria de Siebel: “Deus É Pai”, que trata do relacionamento de pai e filho entre Deus e Jesus, e “Ice Crime”, sobre um rapper. O primeiro, que é baseado em um curta produzido por ele em 1999, quase virou uma série na MTV, mas foi vetado. “Fiz um piloto, mas os caras acharam pesado e resolveram cancelar”, conta o quadrinista.

A animação ainda conta com o trabalho de Arnaldo Branco, Fabio Zimbres, MZK e L.F. Schiavon – responsáveis, respectivamente, pelas microsséries “Mundinho Animal”, “Vida Boa”, “Tóscar” e “O Invencível Mãos Trocadas”. Em cada episódio, com cerca de 15 minutos, serão exibidas três delas, de forma intercalada.

Reunir esse time de cartunistas, todos com passagem por grandes jornais e portais brasileiros, não foi difícil para Allan Sieber, que tinha amizade com todos. A única dificuldade foi conciliar os contatos, uma vez que os cinco se dividem entre São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Não acredito nessa coisa de politicamente incorreto, que é uma espécie de vale tudo

Allan Sieber, cartunista

A parte mais problemática, segundo Sieber, foi a produzir a animação, intermediando as relações com o estúdio contratado. “O chato foi fazer a produção, receber vários roteiros e organizar”, revelou. As histórias de cada quadrinista, porém, não tiveram de passar por grandes alterações: “Os roteiros já chegavam prontinhos, porque todos eles já tiveram experiência com humor”.

Questionado sobre o humor da série, com teor adulto e piadas sobre drogas e sexo, o diretor rejeita o rótulo de “politicamente incorreto” e disse não acreditar que vai ofender o público. “Não acredito nessa coisa de politicamente incorreto, que é uma espécie de vale tudo. Não é o caso do ‘Tosco TV’. É adulto, tem piadas que precisam de maturidade para entender. Mas fujo disso”, disparou.

Em sua primeira temporada, o “Tosco TV”, apresentado pela atriz Renata Gaspar, terá 13 episódios. E, para Sieber, ainda é cedo para saber se uma segunda temporada será produzida. “Espero obviamente que sim, mas isso depende do retorno da série”, afirmou.