Topo

Mauricio de Sousa divulga imagem de personagem inspirado em João Carlos Martins

Primeiro esboço de Maestrinho Joca, personagem de Maurício de Souza inspirado em João Carlos Martins - Divulgação
Primeiro esboço de Maestrinho Joca, personagem de Maurício de Souza inspirado em João Carlos Martins Imagem: Divulgação

Ana Okada

Do UOL, em São Paulo

04/05/2012 19h49Atualizada em 06/05/2012 10h36

O cartunista Mauricio de Sousa divulgou nesta sexta-feira (4) um esboço de como será o "Maestrinho Joca", personagem inspirado no maestro João Carlos Martins que irá incentivar as crianças a ouvir "boa música" --e não só música clássica, explica Mauricio. Maurício diz que sempre sonhou em introduzir um personagem que fale de música com as crianças. "Quem mexe com música, sabe. Criança adora música clássica, os pais é que geralmente não gostam tanto. Se deixar, ela vai embora [ouvindo]", diz.

Amigos de longa data, Mauricio e João Carlos se reecontraram recentemente para fazer vários projetos, tais como os arranjos para as animações da "Turma da Mônica", que serão feitos por João Carlos. "Ficamos grandes bons amigos, e agora estamos inventando coisas juntos", contou. Já o apelido do personagem veio da mulher de Martins, Carmem.

O desenhista conta ainda que, se não desenhasse, seria pianista. "Tinha sempre essa dúvida: se não fosse desenhista, seria pianista. Mas pegar no lápis era mais fácil. Fui para o desenho e sempre me faltou a música; agora quero preencher os desenhos com muita música", explicou.

O "Maestrinho Joca" deve entrar nas histórias da Turma em 2013 primeiro em revistas e, depois, em filmes para a televisão. Segundo Mauricio, o maestro já viu o desenho e adorou. Recentemente, Martins, que tem 71 anos, passou por uma cirurgia no cérebro para tentar reverter o problema que, aos poucos, tira o movimento de suas mãos. O procedimento levou mais de nove horas. Em fevereiro, o maestro desfilou pela "Grande Rio", e no ano passado ele foi homenageado pela escola de samba "Vai Vai", que venceu o carnaval paulistano.