Topo

Drica Moraes emociona convidados ao voltar aos palcos, após vencer leucemia

Mariana Ximenes e Renata Sorrah abraçam Drica Moraes na estreia da peça "A Primeira Vista" (15/3/12) - AgNews
Mariana Ximenes e Renata Sorrah abraçam Drica Moraes na estreia da peça "A Primeira Vista" (15/3/12) Imagem: AgNews

Rodrigo Monteiro

Do UOL, no Rio

16/03/2012 09h02

Uma hora e meia antes do horário marcado para a estreia de “A Primeira Vista”, a atriz Marieta Severo já estava no Teatro Poeira, em Botafogo no Rio de Janeiro. Proprietária do espaço junto com a atriz Andrea Beltrão, Marieta confessou: "Está é uma grande estreia para o teatro, estou muito ansiosa".  A peça marcou o retorno de Drica Moraes aos palcos. Afastada do teatro desde 2008, quando apresentou o monólogo “A Ordem do Mundo”, a atriz iniciou em 2010 um tratamento contra leucemia mieloide, passando por sessões de quimioterapia e por um transplante de medula. Recuperada, em 2011 Drica gravou participações na novela "Ti Ti Ti" e na minissérie "Dercy de Verdade", ambas da Rede Globo.

A forte chuva não atrapalhou a chegada dos amigos, entre eles Mariana Ximenes, Renata Sorrah e Matheus Nachtergaele, que levou flores para Drica e Mariana Lima, que também está na peça.

A atriz Carla Marins comparou o retorno de Drica Moraes ao de Reynaldo Gianecchini, que apresentou a peça "Cruel" na última terça, em São Paulo. "A volta da Drica acontecer próxima da volta do Gianecchini é um fator de esperança. Isto prova que há possibilidade de vencer esses obstáculos." Débora Olivieri, que foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro 2012, também foi uma das primeiras a chegar. “Drica é uma grande atriz e toda estreia é um dia de festa! Um bom trabalho está nascendo.” Outra presença marcante foi a da crítica teatral Bárbara Heliodora. "Tenho certeza de que vou assistir a dois belíssimos trabalhos de interpretação. Conheço e admiro o trabalho da Drica Moraes e da Mariana Lima."

Às 21h10min, ouviu-se o terceiro sinal. No palco, apenas uma caixa de som e uma lona branca estampada com riscos pretos, como se fossem rabiscos à lápis, caindo desde o teto e cobrindo todo o chão. Vestindo uma calça jeans, um sapato preto fechado e uma camiseta branca, Drica Moraes entra em cena com cabelos curtos bem cortados. Em seguida, Mariana Lima com o mesmo figurino. O espetáculo começou.

"A Primeira Vista" é do mesmo autor (o canadense Daniel MacIvor) e do mesmo diretor (Enrique Diaz) da premiada peça “In On It”, de 2009. O espetáculo narra a história de duas amigas no decorrer de quinze anos. Nas lembranças da dupla, estão encontros no camping, o sonho de uma banda de rock que faz covers do “The Cure”, mentiras e sessões de análise. “O que você está vendo?” pergunta uma personagem na cena inicial. “O melhor de mim.” responde a outra. Depois de uma hora e vinte minutos de alguns números musicais e muitas cenas hilariantes, a luz se apagou e uma plateia emocionada aplaudiu durante quase três minutos.


As pessoas vieram para ver a peça, mas vieram para me ver, para ver que eu estou bem. Estou muito emocionada

Drica Moraes, após o espetáculo

No coquetel de comemoração, a atriz Renata Sorrah, tocada pela apresentação, só conseguiu dizer: "Muito, muito, muito, muito bom". Já Mariana Ximenes, que atuou com Drica na novela “Chocolate com Pimenta”, que voltou a ser exibida essa semana nas tardes da Rede Globo, declarou que "as duas atrizes são maravilhosas. A peça é uma lição de vida, mas mais lição de vida ainda é estar na plateia, ver a peça e ser amiga das duas".

O ator Matheus Nachtergaele fez inúmeros elogios às atrizes e também à peça. "Adorei o espetáculo e vale muito a pena. As duas atrizes são saborosas, deliciosas. A peça é dirigida por um diretor que ama as duas atrizes e as duas atrizes se amam muito. O resultado é uma bomba de emoção”. Camila Pitanga definiu o sucesso da estreia. “Foi um encontro de duas grandes atrizes e de duas pessoas maravilhosas. Elas estavam brilhantes e foram muito bem dirigidas pelo Kike". O diretor, Enrique Diaz, marido da atriz Mariana Lima e amigo de Drica há 30 anos, agradeceu emocionado aos patrocinadores e apoiadores, mas principalmente às atrizes. “O foco aqui está no íntimo, naquilo que é aparentemente trivial, mas produz grandes momentos para alma. É uma peça sobre o tempo.”

Cansada pela maratona de ensaios e pelo dia puxado de estreia, Drica Moraes era só abraços. “No teatro, o cara a cara, o corpo a corpo é diferente. As pessoas vieram para ver a peça, mas vieram para me ver, para ver que eu estou bem. Estou muito emocionada. Veio gente de São Paulo, do Sul. Eu estava no hospital quando recebi o texto. Não entendi nada, mas quis fazer, porque esse é um grupo que está unido há muitos anos. Eu tinha visto “In On It” e achado um excelente um espetáculo, então, eu sabia que seria algo muito bom. Fala sobre o tempo, sobre o silêncio. Quando a gente está em silêncio, a gente diz tanto!” Então, agradeceu a presença de todos e seguiu recebendo abraços de todos os convidados, junto com Mariana Lima e com a equipe da produção.

A peça fica em cartaz no Teatro Poeira até 17 de junho, de quinta a sábado às 21h e, aos domingos às 19h.