Topo

Perícia conclui que corrosão de cabo provocou acidente durante apresentação de "Xanadu"

Thiago Fragoso, Danielle Winits e Sidney Magal estão juntos no musical "Xanadu"  - Divulgação
Thiago Fragoso, Danielle Winits e Sidney Magal estão juntos no musical "Xanadu" Imagem: Divulgação

Renato Damião e Carla Neves

Do UOL, no Rio

14/03/2012 16h54

O inquérito envolvendo a queda de Thiago Fragoso e Danielle Winits durante a encenação do espetáculo "Xanadu" foi concluído pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. Procurado pelo UOL, o delegado da 14ª DP do Leblon, zona sul do Rio, Tales Nogueira afirmou que "o laudo do Instituto Carlos Éboli apontou uma falha nas instalações que resultou na corrosão do cabo".  A perícia também apontou falha na checagem dos equipamentos.

A polícia indiciou Heitor Setembro Cavalheiro e Cora Cavalheiro Prazeres por lesão corporal culposa (sem intenção de dolo).  Heitor é o dono da empresa de efeitos especiais responsável pelos cabos utilizados no espetáculo, e Cora a funcionária que fez a instalação. Caberá ao Ministério Público julgá-los.

Danielle e Thiago despencaram de uma altura de quase cinco metros quando os cabos que os sustentavam se romperam. A atriz ficou internada alguns dias na Clínica São Vicente, e Thiago precisou fazer uma cirurgia para reconstrução dos arcos costais. De acordo com seu assessor, Thiago se recupera bem e não vai comentar sobre o indiciamento da empresa contratada pela produção da peça. Outras duas senhoras que assistiam ao espetáculo também ficaram feridas.

O defeito no cabo também foi apontado como causador do acidente por Jaques Sherique, vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ). Em entrevista ao UOL, o engenheiro afirmou que "houve rompimento por fadiga, por esgarçamento". "Nós vimos o cabo por filmagem, porque ele está no Instituto de Criminalística Carlos Éboli, e é um cabo de fibra sintética, que se rompeu, comprovando que para esse tipo de peso suspenso em movimento ele não era apropriado", disse Jaques.