Topo

Romance policial da autora que criou "True Blood" mistura suspense com paranormalidade

Guilherme Solari

Do UOL, em São Paulo

10/03/2012 10h00

“Surpresa do Além” é o segundo livro da série “Harper Connelly Mysteries”, de Charlaine Harris, autora da série de romances que inspiraram o seriado “True Blood” da HBO. A trama acompanha os irmãos de criação Harper e Tolliver. Após ser atingida por um raio, Harper ganhou a capacidade de perceber a proximidade dos restos mortais de qualquer pessoa, assim como saber como essa pessoa morreu. Os dois passam então a zanzar pelos Estados Unidos encontrando corpos de casos considerados perdidos pela polícia ou por familiares.

Apesar de“Surpresa do Além” ser o segundo livro da série –o primeiro, “Visão do Além”, vendeu 40 mil exemplares no Brasil– a obra pode ser lida separadamente sem problemas. Muito da exposição do primeiro livro é transposta ao segundo, em especial no que diz respeito à criação disfuncional da dupla, com pais que se entregavam às drogas e deixavam os filhos largados. Ou pior, chegavam a oferecer a filha para amigos viciados.

No início deste segundo livro, Harper é convidada para demonstrar suas habilidades em um cemitério para um professor cético de antropologia e sua classe universitária. Depois de derrubar o queixo do pobre professor acertando jazigo após jazigo a forma de morte dos enterrados, ela descobre restos mortais muito mais recentes. São os de uma menina desaparecida que Harper buscou sem sucesso mais de um ano atrás e, mais estranho ainda, a família da garota tinha mudado para essa mesma cidade há pouco. Inicia-se então uma investigação para encontrar o assassino da menina.

“Surpresa do Além” tem um estilo bem diferente da série “Sookie Stackhouse”, que inspirou “True Blood”. A sexualidade marcante na série de vampiros sulistas é diminuída para apenas a tensão sexual entre os irmãos de criação. Uma tensão que parece não decidir se quer ficar no segundo plano ou se salta para o primeiro e acaba servindo mais como uma distração para a narrativa do que contribuindo para a história.

É uma pena que os protagonistas não são mais marcantes. O irmão Tolliver é quem costuma adotar a iniciativanas ações da dupla, mas o leitor acompanha o relato em primeira pessoa de Harper e a garota se entrega a longas e constantes divagações. Por mais que a autora tente dar um ar espertalhão à protagonista, esses solilóquios internos atravancam o andamento da trama principal de busca pelo assassino.

O sobrenatural também tem espaço muito menor nesse livro do que em “True Blood”. Salvo o dom de compreender os mortos de Harper, uma médium aloucada que aparece de coadjuvante e um fantasma que faz duas tímidas aparições,“Surpresa do Além” dá apenas traços paranormais para uma história policial. O livro usa a clássica fórmula “whodnunnit” (quem que fez?) da literatura policial, tipo de narrativa na qual se busca o ator do crime; revelado ao final de reviravoltas e falsos suspeitos levantados ao longo da trama.

“Surpresa do Além” é um bom romance policial, mas funciona menos quando tenta ser paranormal. A tensão vai crescendo e a partir do meio do livro o leitor fica preso com aquela sensação de quererler “só mais uma página” antes de dormir, curioso para saber a identidade do criminoso. Só saiba que o sobrenatural está ali mesmo apenas para dar um sabor particular.

Leia um trecho do livro.

“Surpresa do Além”
Autora: Charlaine Harris
Editora: Lua de Papel/Leya
256 páginas
Preço sugerido: R$ 29,90