Topo

Livro reúne fotografias de Jorge Amado feitas por Zélia Gattai

O diretor Roman Polanski (centro) e o ator Jack Nicholson (de chapéu), na casa do escritor Jorge Amado em Salvador em 1968. A foto, registrada por Zélia Gattai, é o único registro desta passagem do ator pelo Brasil  - Fundação Casa de Jorge Amado
O diretor Roman Polanski (centro) e o ator Jack Nicholson (de chapéu), na casa do escritor Jorge Amado em Salvador em 1968. A foto, registrada por Zélia Gattai, é o único registro desta passagem do ator pelo Brasil Imagem: Fundação Casa de Jorge Amado

Valor Econômico

São Paulo

05/03/2012 18h42

No fim da década de 1940, quando estava no exílio com Jorge Amado, Zélia Gattai comprou uma câmera fotográfica para enviar retratos do filho do casal, João Jorge, para os avós. Assim começava um trabalho que ela realizaria pelas décadas seguintes: a de registrar seu dia a dia com o escritor baiano, autor de obras famosas da literatura brasileira, como "Gabriela, Cravo e Canela", "Dona Flor e seus Dois Maridos" e "Tenda dos Milagres".

Zélia levava a atividade tão a sério que, quando o casal voltou do exílio e se instalou em Salvador, ela instalou um laboratório fotográfico em casa. O trabalho rendeu a fotobiografia "Reportagem Incompleta", de 1987. E agora rende outro livro: o "Catálogo Fotográfico Zélia Gattai Volume I - A Casa do Rio Vermelho: A Família" (Editora Casa de Palavras, 312 págs., R$ 50), que a fundação Casa de Jorge Amado lança nesta quarta-feira, 7/4.

A obra, coordenada por Bete Capinan, traz 650 imagens nas quais Zélia (1916-2008) mostra a intimidade familiar em sua residência na rua Alagoinhas, em Salvador. Um segundo volume, desta vez com foco nos amigos do casal, já está sendo organizado, mas ainda não tem previsão de lançamento. A fundação possui quase 30 mil negativos de fotografias feitas por Zélia, autora de "Anarquistas, Graças a Deus" e "Senhora Dona do Baile", entre outros.

O catálogo faz parte das comemorações do centenário de nascimento de Jorge Amado (1912-2001). Também na quarta-feira, a fundação divulgará o calendário com eventos que serão realizará ao longo deste ano na Itália, na França, em São Paulo e em Salvador.