Topo

Autoras fãs da série "Harry Potter" indicam livros para os teens

Da Redação

22/05/2011 10h00

Jovens escritoras, Gabriela Diehl, 16, e Carolina Munhóz, 22, têm interesse em literatura ligada ao universo teen e, em especial, ao universo da fantasia. Abaixo, elas indicam obras que consideram leituras interessantes dentro do gênero.

Gabriela é autora de "As Bruxas de Westfield" (Giz Editorial), livro lançado na Bienal do Livro em 2009, enquanto Carolina escreveu "A Fada" (ed. Arte Escrita).

"Harry Potter e as Relíquias da Morte", de J.K. Rowling: "[O livro] é legal pois mostra um outro mundo e mexe com a imaginação do leitor, além de concluir a saga e surpreender", diz Gabriela Diehl. Já para Carolina Munhóz, também fã da saga, toda a coleção do bruxinho "moldou minha vida, pois foi por meio dos livros de J.K. Rowling que tomei gosto pela literatura"

"Artemis Sowl e a Colônia Perdida", de Eoin Colfer: "Muito bom! Traz fadas e outros serem elementais e mostra a possibilidade de alterar o tempo e o espaço", diz a escritora de 16 anos Gabriela Diehl

"Dragões de Éter", de Raphael Draccon: "Dá uma nova visão sobre as histórias infantis que nós conhecemos, como Chapeuzinho Vermelho, Cinderela", diz Gabriela Diehl. A série também é preferida de Carolina Munhóz, que diz que "o modo como Draccon fala sobre os antigos contos de fadas que nossas mães costumavam contar na infância é de prender a respiração. Nunca imaginei que alguém conseguiria ressuscitar esses personagens da maneira encantadora e envolvente que ele fez"

"O Senhor dos Anéis", de J.R.R. Tolkien: A famosa série é indicação de Gabriela Diehl, que diz achar que a saga "mostra um novo mundo com seres diferentes e dá base aos outros livros da literatura fantástica"

"A Bússola de Ouro", de Philip Pullman: Para a escritora de 16 anos Gabriela Diehl, "além de trazer novos seres, [o livro] também traz a possibilidade da existência de mundos paralelos"

"As Brumas de Avalon", de Marion Zimmer Bradley: Para Carolina Munhóz, fã da coleção, "os quatro livros que contam a história da lenda de Rei Arthur na visão de Bradley são sensacionais. Toda a trama, o background que a autora fez para personagens conhecidos do público (Arthur, Morgana, Lancelote...) e a construção de Camelot e Avalon é muito bem feita"