Topo

Wagner Moura apresenta "Marighella" no Chile e fala sobre ditadura no Brasil

Wagner Moura no 15º Festival Internacional de Cinema de Santiago - Rodrigo Garrido/Reuters
Wagner Moura no 15º Festival Internacional de Cinema de Santiago Imagem: Rodrigo Garrido/Reuters

Da EFE

19/08/2019 17h53

Depois de ver "Marighella" abrir a 15º Festival Internacional de Cinema de Santiago (Sanfic), o ator e diretor Wagner Moura concedeu entrevista coletiva nesta segunda-feira no Chile e disse que no Brasil há uma "guerra de narrativas" sobre a ditadura que governou o país entre 1964 e 1985.

Para o ator, que estreia na direção com "Marighella", há aqueles que querem contar o que ocorreu durante os anos de regime de exceção no Brasil, caso do próprio autor ao contar no filme o caso do escritor, político e guerrilheiro Carlos Marighella, e os que querem negar os fatos ocorridos sob o governo militar, caso do presidente Jair Bolsonaro.

"No Brasil há uma guerra de narrativas. Temos um presidente que diz que a ditadura não existiu, que a ditadura foi boa, que a tortura é um método possível para obter informação. Acredito que é muito importante contar histórias para que as pessoas vejam que, sim, houve uma ditadura e que ela foi terrível", afirmou Moura.

O ator disse que o filme está no polo oposto ao negacionismo da ditadura promovido por Bolsonaro, mas que não gravou "Marighella" para confrontar o atual governo. Segundo ele, o filme começou a ser concebido em 2013, quando Dilma Rousseff ainda era presidente do país. A ideia era "contar uma história que foi apagada do passado".

"Eu queria falar da ditadura militar e da resistência. O filme vai de 1964, com o golpe de Estado, a 1969, quando matam Marighella. O desafio para mim foi ter uma história emocional, que ao mesmo tempo falasse de muitos fatos históricos que ocorreram nesses cinco anos", explicou o também diretor.

Moura também disse que gosta de abordar temas políticos e que filmes do tipo não precisam ser necessariamente complicados, destinados a um grupo seleto de espectadores.

"'Marighella' é uma mistura de gêneros. É um drama histórico, mas tem muitas coisas do cinema de ação (...). Me interesso que o cinema político seja popular", destacou.

Sobre a exibição do filme na abertura da 15ª edição do Sanfic, o ator destacou que a recepção do público foi muito emocionante, destacando o fato de os chilenos "sabem muito bem o que é uma ditadura militar".

O diretor de "Marighella" também falou sobre as dificuldades para lançar o filme no Brasil. Para que a estreia fosse confirmada para 20 de novembro, quando o país celebra o Dia da Consciência Negra, Moura disse ter superado "todos os tipos de boicotes".

Considerando o clima de polarização vivido no Brasil, o ator disse estar preparado para enfrentar possíveis incidentes na estreia do filme no país, como tentativas de impedir a exibição.