Topo

Tate Modern se transforma na atração turística mais visitada do Reino Unido

O Blavatnik, com seu terraço de observação elevado, na galeria Tate Modern, à direita - Andy Haslam/The New York Times
O Blavatnik, com seu terraço de observação elevado, na galeria Tate Modern, à direita
Imagem: Andy Haslam/The New York Times

De Londres (Inglaterra)

27/03/2019 10h26

O Tate Modern de Londres se transformou em 2018 na atração turística mais visitada do Reino Unido pela primeira vez, ultrapassando o Museu Britânico, segundo dados divulgados nesta quarta-feira.

A chamada Associação de Atrações com Maior Número de Visitantes do país (Association of Leading Visitor Attractions - ALVA) revelou que quase 5,9 milhões de pessoas visitaram o museu de arte moderna de Londres no último ano, enquanto 5,8 milhões visitaram o Museu Britânico, o segundo mais popular.

O Tate Modern, que abrigou durante os últimos meses exposições de artistas como Picasso e Modigliani, chegou ao lugar mais alto do ranking pela primeira vez desde que abriu suas portas ao público no ano 2000.

Outras as atrações turísticas tiveram um aumento notável de visitas em 2018, entre as quais se destaca o Museu e Galeria de Arte de Birmingham, graças, em parte, à exposição durante cinco meses da réplica do esqueleto de um dinossauro, cedida pelo Museu de História Natural de Londres.

Segundo a ALVA, essa galeria recebeu 832 mil pessoas em 2018, um aumento de 38% em relação ao ano anterior.

Outros dados que chamam atenção incluem a queda no número de visitantes em algumas atrações ao ar livre, como os jardins RHS Garden Wisley, em Surrey (sul de Londres), que registrou uma redução de 70 mil visitas.