Topo

Trajes negros revestem de protesto o tapete vermelho do prêmios Bafta

De Londres (Reino Unido)

18/02/2018 16h39

O tapete vermelho do prêmio Bafta, que é considerado o Oscar do cinema britânico, se transformou neste domingo (18) em uma plataforma de protesto, com o predomínio da cor preta nas roupas das atrizes em sinal de luto, e com a presença de ativistas que lutam contra o assédio sexual.

Sally Hawkins, Saoirse Ronan, Kristin Scott Thomas, Salma Hayek, Olivia Spencer, Annette Bening, Gemma Arterton e Letitia Wright foram algumas das atrizes que passaram vestidas de negro pelo tapete vermelho desta premiação, cuja cerimônia acontece no Royal Albert Hall, em Londres, às 20h GMT (16h em Brasília).

Algumas delas chegaram acompanhadas de ativistas como parte de uma campanha de apoio ao movimento "Time's Up", cujo objetivo é acabar com o assédio sexual no mundo do cinema e conseguir a igualdade entre homens e mulheres.

Arterton, por exemplo, desfilou pelo tapete com Eileen Pullen e Gwen Davis, duas mulheres que foram parte nos anos 1960 de uma série de protestos para conseguir igualdade salarial entre homens e mulheres.

Grupo protesta no tapete vermelho do BAFTA - Hannah McKay/Reuters - Hannah McKay/Reuters
rupo protesta no tapete vermelho da premiação britânica
Imagem: Hannah McKay/Reuters

O protesto de "luto" chega ao Bafta após ter sido protagonista em outras cerimônias, como no Globo de Ouro, seguindo a onda de protestos contra o assédio sexual que começou com o escândalo envolvendo o produtor Harvey Weinstein e a campanha "Me Too", que também afetou outros nomes importantes de Hollywood, como Dustin Hoffman, John Lasseter e Brett Ratner.

O movimento conta com a adesão de quase 200 atrizes britânicas entre as quais estão Keira Knightley, Emma Thompson e Naomie Harris que hoje publicaram uma carta aberta na qual pedem "unidade" contra o assédio e o abuso sexual e a impunidade em todas as indústrias.

Emma Watson também tornou pública hoje a doação de 1 milhão de libras (US$ 1,4 milhões) para uma nova campanha para ajudar as vítimas de assédio sexual no Reino Unido.