Topo

Escultura que sobreviveu ao 11/9 retornará ao World Trade Center

A "Esfera" que fazia parte do complexo do World Trade Center - Mario Tama/Getty Images
A "Esfera" que fazia parte do complexo do World Trade Center Imagem: Mario Tama/Getty Images

De Nova York (EUA)

11/08/2017 21h01

Uma escultura que sobreviveu aos ataques de 11 de setembro de 2001 voltará a ser instalada no World Trade Center na próxima semana, informou nesta sexta (11) a imprensa americana.

Conhecida popularmente como "A Esfera", a peça de bronze intitulada "Grande esférica cariátide", de mais de oito metros de altura e pesando 25 toneladas, está desde 2002 no Battery Park, no sul da ilha de Manhattan.

A escultura do artista alemão Fritz Koenig, falecido no último mês de fevereiro, ocupava originalmente o espaço central da praça Austin J. Tobin, a área compreendida entre as Torres Gêmeas.

A escultura entre os escombros do World Trade Center - Ted Warren/AP - Ted Warren/AP
A escultura entre os escombros do World Trade Center
Imagem: Ted Warren/AP


A esfera de cor dourada resistiu ao desabamento das Torres Gêmeas e foi resgatada dos escombros após o atentado de 11 de setembro de 2001.

No entanto, a obra ficou visivelmente danificada e as autoridades da cidade decidiram transferi-la temporariamente ao parque com vista para a Estátua da Liberdade, espaço que ocupa atualmente.

Convertida em um símbolo de esperança, a esfera, que foi conservada desde então sem restauração, voltará a ocupar seu espaço original após 17 anos.