Topo

Jodorowsky é o principal nome da mostra de cinema latino-americano de Lisboa

07/12/2016 12h31

Lisboa, 7 dez (EFE).- O chileno Alejandro Jodorowsky será o convidado especial da sétima edição da Mostra de Cinema da América Latina de Lisboa, que acontece entre esta quinta-feira e domingo, e exibirá filmes premiados como a coprodução hispano-argentina "Truman".

No total, serão nove filmes dentro das "mais recentes propostas cinematográficas" da América Latina e que começam com a projeção de "Poesía sin fin", de Jodorowsky, detalhou a Casa da América Latina em Lisboa, organizadora do evento.

A história de Alejandrito, o rapaz que quer ser poeta contra a vontade de sua família na Santiago do Chile da década de 1940, será o primeiro filme da mostra.

Além disso, figura no programa o longa paraguaio "La Chiperita", de Hugo Cataldo, rodado na língua indígena guarani, que conta a história de amor entre Virgilia e Walter, que terão que superar várias adversidades para ficarem juntos, um história que mostra a realidade do mundo rural do país sul-americano.

Outros filmes em cartaz são a história adolescente da mexicana "Sopladora de Hojas", dirigida por Alejandro Iglesias; a comédia peruana sobre a maturidade "A los 40", de Bruno Ascenzo; e "Truman", de Cesc Gay, vencedor da última edição dos Prêmios Goya do cinema espanhol.

Esta obra ganhou os prêmios de melhor filme, diretor, roteiro, ator principal (o argentino Ricardo Darín) e coadjuvante (o espanhol Javier Cámara) e conta a história de um homem que tenta deixar seus assuntos pessoais em ordem antes de morrer.

Os últimos filmes que serão exibidos nesta edição são o dominicano "La Familia Reyna", de Tito Rodríguez; o panamenho "Salsipuedes", de Ricardo Aguilar Navarro e Manuel Rodríguez, e o luso-brasileira "Estive em Lisboa e Lembrei de Você", o drama de um brasileiro que emigra para Lisboa após divorciar-se, dirigido por José Barahona.