Topo

Escritor catalão Eduardo Mendoza vence Prêmio Cervantes na Espanha

Escritor catalão Eduardo Mendoza posa para fotógrafos em Londres - Justin Tallis/AFP Photo
Escritor catalão Eduardo Mendoza posa para fotógrafos em Londres Imagem: Justin Tallis/AFP Photo

De Madri (Espanha)

30/11/2016 13h07

O escritor Eduardo Mendoza, de 73 anos, foi eleito nesta quarta-feira o Prêmio Cervantes 2016 por inaugurar em 1975 uma "nova etapa na narrativa espanhola" devolvendo ao leitor "o gosto pelo relato", com uma língua literária "cheia de sutilezas e ironia".

O nome do vencedor foi anunciado pelo ministro de Educação, Cultura e Esporte da Espanha, Íñigo Méndez de Vigo, em entrevista coletiva na sede da secretaria de Estado de Cultura após a reunião do júri, que precisou de quatro votações para escolher o novo Prêmio Cervantes.

Segundo os jurados, Mendoza abriu uma nova etapa narrativa com a publicação de "La Verdad sobre el Caso Savolta", um romance que retomou também nos leitores "o interesse pela história contada", e que ele manteve ao longo da carreira.

Após a decisão, o ministro ligou para Mendoza, que está fora da Espanha, para dar a notícia.

O presidente do júri, Pedro Álvarez de Miranda, por sua vez, definiu o autor como "um romancista puro" em um prêmio disputado por diferentes gêneros literários. Para ele, "La Verdad sobre el Caso Savolta" foi um marco na história da literatura espanhola.

Criado em 1976, prêmio é um dos mais importantes da língua espanhola. Entre os laureados estão nomes como Jorge Luis Borges e Mario Vargas Llosa.