Morre o diretor Herschell Gordon Lewis, "o Poderoso Chefão do cinema gore"

Los Angeles (EUA), 26 set (EFE).- O diretor americano Herschell Gordon Lewis, conhecido popularmente como "o Poderoso Chefão do cinema gore", morreu aos 87 anos, informou nesta segunda-feira um representante do cineasta à revista "Entertainment Weekly".

Este representante disse que o diretor "morreu tranquilamente enquanto dormia" na noite de domingo e acrescentou que tinha sofrido insuficiência cardíaca congestiva antes de sua morte.

Nascido em 15 de junho de 1929 em Pittsburgh (Pensilvânia), Herschell Gordon Lewis foi fundamental no nascimento e na consolidação do gore, um subgênero dos filmes de terror baseado na violência extrema, sangrenta e visceral de suas imagens.

Seu filme "Blood Feast" (1963), que no Brasil recebeu o nome "Banquete de Sangue", é considerado um dos pioneiros do gore e teve uma sequência quase 40 anos depois com "Blood Feast 2: All U Can Eat" (2002).

A filmografia de Herschell Gordon Lewis inclui outros títulos como "Maníacos" (1964), "Color Me Blood Red" (1965) e "The Wizard of Gore" (1970).

"O ser humano sempre teve uma enorme sede de sangue", afirmou o diretor em uma homenagem que recebeu no ano 2000 dentro da Semana de Cinema Fantástico e de Terror de San Sebastián, na Espanha.

"Acredito que é um fato consubstancial a nossa natureza. Somos 'voyeurs' culturais que temos essa necessidade. Mas não somos comentaristas sociais, retratamos o que está ao nosso redor", acrescentou.
 

UOL Cursos Online

Todos os cursos