Topo

Feira internacional em São Paulo apresenta fotógrafos brasileiros ao mundo

24/08/2016 20h00

São Paulo, 24 ago (EFE).- Inaugurada nesta quarta-feira em São Paulo, a 10ª edição da SP-Arte/Foto, a maior feira latino-americana de fotografia artística, procura aproximar as galerias brasileiras a compradores nacionais e estrangeiros em uma mostra de quatro dias que foca no milionário mercado da 'fine art'.

"Nós promovemos a internacionalização da arte brasileira ao convidar todos os anos profissionais dos grandes museus, institutos e 'think-tanks' do setor da fotografia a visitar o país justo nesta época, em uma viagem de imersão", disse Fernanda Feitosa, organizadora do evento, à Agência Efe.

Entre os diversos visitantes, Fernanda destacou a presença de representantes dos influentes Tate Museum, de Londres, Museum of Modern Arts (MoMA), de Nova York, ou do Centro Pompidou, de Paris, que buscam conhecer as produções apresentadas em São Paulo com a esperança de descobrir artistas que possam participar de suas exposições no futuro.

O diretor do Centro Internacional de Fotografia dos Estados Unidos, Cristopher Philips, explicou que é a primeira vez que visita a feira e mostrou-se aberto a descobrir "novas oportunidades" apesar de, segundo ele, já estar familiarizado com o mercado brasileiro.

"O que me motivou a realizar esta viagem a São Paulo é que, pela primeira vez, poderei ver com meus olhos muitos dos trabalhos de interessantíssimos fotógrafos brasileiros que conheço só de ver imagens em revistas ou livros", disse o diretor à Efe.

Para o curador de fotografia do Met Museum, de Nova York, Jeff Roseheim, o trabalho do comprador não é algo a ser feito apenas nos quatro dias de evento e lembrou a importância de sua equipe na hora de avaliar as melhores opções entre a variedade de fotografias presentes na feira.

"Esta é a primeira vez que vejo o trabalho de vários destes artistas brasileiros, assim como o de outros artistas internacionais, e estou olhando, nunca faço minha decisão em só uma visita, mas tomo notas, falo com as galerias, volto; e depois me aproximo para a aquisição", afirmou Roseheim à Efe.

Os organizadores da feira esperam receber até o domingo pelo menos 18 mil visitantes nos dois andares que ocupa o evento no Shopping JK Iguatemi de São Paulo.