Governo paraguaio formaliza apoio a estudioso para salvar língua guaná

Assunção, 26 mai (EFE).- O governo do Paraguai e o linguista americano Nicolás Gynan assinaram nesta quinta-feira um acordo de trabalho voluntário para formalizar as tarefas de documentação da língua guaná, em perigo de desaparecimento e falada somente por quatro anciãs.

Gynan, que desde 1995 estuda as línguas indígenas do Paraguai, trabalha há anos com essas mulheres na elaboração de um dicionário de língua guaná para propiciar assim a revitalização dessa língua.

Está sendo elaborado um dicionário trilíngue (guaná-guarani-espanhol) através de um trabalho de campo na comunidade de Rio Apa, no norte do Paraguai

No acordo assinado pelo linguista americano e a Secretaria de Políticas Linguísticas (SPL) servirá para a caracterização do alfabeto guaná e mais adiante do dicionário, segundo um comunicado desse departamento.

Uma vez finalizado esse trabalho, Gynam realizará as sugestões e recomendações finais às autoridades linguísticas e educacionais para a revitalização da língua guaná entre seus habitantes.

Isso incluirá o ensino desse idioma no processo formativo escolar das crianças e adolescentes desse grupo indígena, informou a SPL.

De forma paralela, a SPL acertou com Gynam a formação de outra equipe técnica da direção geral de planejamento linguístico para a elaboração do instrumento de avaliação do uso da língua guarani na função pública.

O povo guaná é uma das 19 etnias indígenas presentes no Paraguai, divididas em cinco famílias linguísticas diferentes.

O guarani e o espanhol são os idiomas oficiais do Paraguai.

UOL Cursos Online

Todos os cursos