Topo

Grafite na Lituânia retrata beijo de Trump e Putin

Obra do lituano Mindaugas Bonanu, o grafite apresenta Vladimir Putin e Donald Trump se beijando - Petras Malukas/AFP
Obra do lituano Mindaugas Bonanu, o grafite apresenta Vladimir Putin e Donald Trump se beijando Imagem: Petras Malukas/AFP

Berlim (ALE)

13/05/2016 17h28

O presidente russo, Vladimir Putin, e o virtual candidato republicano à Casa Blanca, Donald Trump, protagonizam em um grafite na capital lituana, Vilnius, o célebre beijo fraternal entre o líder soviético Leonid Brezhnev e o líder comunista Erich Honecker, imortalizado em uma parte do muro de Berlim que ainda segue de pé.

"Vimos similitudes entre ambos heróis. Ambos possuem um ego grande demais e é divertido que se deem bem", afirmou em entrevista à agência "Baltic News Service" (BNS) Dominykas Ceckauskas, co-proprietário do restaurante Keule Ruke de fast-food, em cuja parede está estampado o grafite.

Segundo Ceckauskas, "Estamos outra vez em uma espécie de Guerra Fria e os Estados Unidos poderiam ter um presidente amigo da Rússia".

Por sua vez, o analista político Vytis Jurkonis afirmou que este novo grafite -obra do lituano Mindaugas Bonanu- poderia ser uma razão a mais para convidar o artista russo Dmitri Vrúbel, autor do mural do beijo fraternal entre os líderes soviético e da Alemanha comunista, realizado em 1990 no muro de Berlim, para visitar Vilnius

"O grafite do artista russo Vrúbel no muro de Berlim marcou o fim de uma era. Já tínhamos planos de convidá-lo antes a Vilnius, portanto talvez este seja um argumento a mais para que venha", disse Jurkonis à "BNS".