Topo

Com 5 prêmios, "O Regresso" é o grande vencedor do Bafta

14/02/2016 20h31

Londres, 14 fev (EFE).- "O Regresso", dirigido pelo mexicano Alejandro González Iñárritu, foi o grande vencedor da 69ª edição do Bafta do cinema britânico, com cinco prêmios conquistados neste domingo.

O longa-metragem saiu vitorioso nas categorias de melhor filme, diretor, protagonista (Leonardo DiCaprio), direção de fotografia (Emmanuel Lubezki) e som.

Apesar de ter sido indicado a oito categorias (não ganhou em música, montagem e maquiagem e cabelo), "O Regresso" não foi o filme com mais candidaturas. "Ponte dos Espiões", de Steven Spielberg, e "Carol", de Todd Haynes, concorreram com nove indicações. No entanto, "Carol" ficou de mãos vazias e "Ponte dos Espiões" só venceu o Bafta de melhor ator coadjuvante, com Mark Rylance.

O segundo filme mais premiado da cerimônia foi "Mad Max: Estrada da Fúria", que venceu em quatro categorias: melhor design de produção, figurino, montagem e maquiagem e cabelo.

O ator americano Tom Cruise foi o encarregado de entregar o prêmio à equipe de "O Regresso" em uma lotada Royal Opera House, na West End, onde foi celebrada a cerimônia da Academia Britânica das Artes Cinematográficas e da Televisão.

"A vida é um yin e um yang. Estou lembrando dois anos da morte do meu pai e tenho certeza que ele tem algo a ver com estes prêmios. Meu pai sempre me disse que os atores britânicos são os intérpretes de verdade", disse o diretor González Iñárritu.

O filme, baseado em uma história real, a da vingança do explorador e caçador Hugh Glass (DiCaprio) é também um dos favoritas ao Oscar, com 12 indicações.