Topo

Chile lembra vida e obra de Pablo Neruda com desfile pelas ruas de Santiago

De Santiago (Chile)

26/12/2015 22h52

As ruas de Santiago do Chile foram neste sábado (26) palco do espetáculo "Neruda vem voando", um desfile repleto de cor, música e textos para lembrar a vida e a obra do poeta Pablo Neruda.

O evento foi aberto por uma figura do poeta de 20 m de comprimento e 4 m de altura que sobrevoou os bairros de Recoleta, Independencia e Santiago.

Atrás, mais de 600 atores de uma companhia de teatro encheram as ruas de cor e textos do Nobel de Literatura, que morreu em 1973 poucos dias depois do golpe de Estado de Augusto Pinochet.

O desfile, que terminará neste domingo (27), vai parar em 15 estações que representam os marcos da vida do poeta, desde sua infância no sul do país a suas relações amorosas, e sua relação com a Espanha.

O percurso deste sábado terminou na Praça da Paz, em frente ao cemitério geral, com música ao vivo e uma obra de teatro.

No domingo, a "viagem" do poeta continuará perto da Estação Mapocho com um espetáculo em honra à chegada a Valparaíso em 1939 do navio Winnipeg, embarcação cheia de refugiados espanhóis que fugiam da guerra civil administrado por Neruda.

O final será na Praça da Constituição com um espetáculo de imagens que serão projetadas sobre o Palácio da Moeda, sede do governo chileno.