Topo

Artista argentino expõe no Rio quadros feitos em menos de 5 minutos

Quador do artista argentino Néstor Rubé, que desenvolveu uma técnica para pintar nus em poucos minutos - Reprodução/Facebook
Quador do artista argentino Néstor Rubé, que desenvolveu uma técnica para pintar nus em poucos minutos Imagem: Reprodução/Facebook

Do Rio de Janeiro

07/07/2015 19h48

Depois de passar por Barcelona, Istambul, Rosário e Tucumán, a exposição "Desnudos con Espátula en 5 Minutos" será aberta ao público do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (8), na Galeria Antonio Berni, espaço cultural do consulado argentino na capital fluminense.

A mostra, que ficará aberta até o dia 24 deste mês, é organizada pelo Consulado da Argentina e pelo Instituto Cervantes. De acordo com os organizadores, Néstor Rubé, um arquiteto argentino radicado em Barcelona desde 1976, vai explicar as 40 obras expostas durante a cerimônia de inauguração e fará uma demonstração da técnica que desenvolveu para usar acrílico, água e espátula, e, em poucos minutos, criar nus femininos.

A mostra inclui obras recentes do artista, que retratam corpos definidos em traços ágeis e certos, realizadas após poucos minutos de observação e execução.

"Quando a arquitetura deixou de ser meu sustento, comecei a desenhar corpos nus nas praias catalãs. Depois, testei grafite, giz e outras técnicas na Escola Massana, até que chegou o momento de descobrir o Círculo Artístico Sant Lluc. Foi onde encontrei os modelos que me serviram para desenhar e redesenhar mais de mil vezes até captar a essência da pose", conta Rubé no catálogo de apresentação da exposição.

O artista afirma que ele tenta expressar em suas obras o que cada corpo quer transmitir. "Alguns saem melhores do que outros, já que o resultado depende do estado em que a pessoa está e de como se coloca", esclarece.

Paradoxalmente, para ele, os melhores quadros são os que lhe exigiram menos tempo de trabalho.