Nas redes sociais, uma Somália da qual você nunca ouviu falar

Alicia Alamillos.

Nairóbi, 2 jul (EFE).- "O que você sabe sobre a Somália?". Uma rápida busca na internet mostra um país em guerra, destruído, com homens armados e vítimas de atentados; no entanto a Somália também tem praias de areia branca, uma capital que tenta ressurgir entre as ruínas e, sobretudo, cidadãos que acreditam no país.

Em Mogadíscio, jovens somalis tentam mudar essa percepção internacional através do Instagram, do Tumblr e do Twitter, com as armas que têm: divulgando #TheSomaliayouneverheardabout (A Somália da qual você nunca ouviu falar), uma hashtag que se tornou viral nos últimos meses.

"Tento mudar, com todas minhas forças, a visão que se tem da Somália", contou à Agência Efe Ugaaso Boocow, que ficou famosa na internet postando fotos e vídeos que mostram o lado mais bonito e amável de Mogadíscio.

A jovem tem mais de 80 mil seguidores no Instagram e quase 5 mil no Twitter. Usando seus hijabs coloridos e óculos escuros, ela posa sorridente em lugares emblemáticos da capital, uma cidade branca e com paredes cheias de marcas de balas e morteiros.

"A história que contam da Somália está ultrapassada, mas parece que poucos quererem mudar essa imagem", criticou a jovem, que depois de deixar o país aos dois anos, voltou já adulta e fez da diplomacia pública sua profissão e cruzada pessoal.

De fato, contas como 'Mogadishu Beach', 'Best of Somalia' e 'Life of a Somali' publicam centenas de imagens que mostram um futuro com muitas possibilidades, para além do grupo terrorista Al-Shabaab, a corrupção e as lutas entre clãs.

Crianças sorridentes brincando na areia da praia de Mogadíscio, onde centenas de pessoas se reúnem para aproveitar o sol, ou pequenos cafés ao estilo italiano (na época colonial, parte da Somália era da Itália) são algumas das fotos que 'Best of Somalia' publica e compartilha com seus seguidores.

Aos poucos, a Somália começa a superar os estragos de uma guerra que, após a queda do ditador Mohammed Siad Barre, em 1991, deixou o país sem governo e nas mãos de milícias radicais islâmicas, senhores da guerra e quadrilhas armadas.

Como demonstração desse renascimento, os somalis também publicam fotos de meninas nas escolas, novos equipamentos médicos para o hospital, universitários estudando, pescadores recolhendo suas redes ou um jovem time de futebol "disposto a deixar" a 206ª colocação - de 209 - no ranking da Fifa.

"Os somalis são contadores de histórias natos. A Somália tem a cultura da transmissão oral", explicou Ugaaso, que vê em seus dotes para os monólogos humorísticos, que exibe em vídeos curtos, uma oportunidade a mais para convencer o público das oportunidades dessa "outra Somália".

Algo parecido tenta fazer a 'Queen of Somalia' no Tumblr, onde compartilha canções folclóricas, lendas e outros elementos do acervo cultural somali.

Após o sucesso da hashtag #TheSomaliayouneverheardabout, algumas postagens receberam, inclusive respostas entusiasmadas como: "Alguém me compra uma passagem para lá, por favor?!".

No entanto, a Somália continua castigada pelo terrorismo, com esporádicos atentados de Al-Shabaab, inclusive na própria capital, motivo pelo qual estes blogueiros às vezes são alvo de críticas que os acusam de "vender uma imagem que não é real", além de ser "perigosa".

"A Somália continua tendo problemas internos, com Al-Shabaab e com outros grupos, mas há oportunidades nas quais devemos investir agora para garantir que a paz se sustente no país", disse a secretária-geral adjunta para a consolidação da paz da Organização das Nações Unidas (ONU), Judy Cheng-Hopkins, após sua última visita ao país.

A administradora do perfil 'Queen of Somalia', Leydan Barkhadle, admite que todos os que compartilham estas imagens, assim como o público, sabem que a Somália não é um 'paraíso seguro'.

"Mas não acho que fotos de praias e exemplos de desenvolvimento sejam perigosas", justificou.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos