Topo

Portugal será homenageado na 11ª edição da Virada Cultural de São Paulo

A cantora portuguesa Carminho participa da homenagem ao seu país na Virada - Caio Duran/AgNews
A cantora portuguesa Carminho participa da homenagem ao seu país na Virada Imagem: Caio Duran/AgNews

De São Paulo

19/06/2015 22h51

Na 11ª edição da Virada Cultural de São Paulo, que ocorre neste fim de semana (10 e 21), Portugal será o primeiro país homenageado pelo evento, após um acordo entre o Consulado Geral português e a prefeitura da capital paulista para que, além de aproximar as relações entre ambos os países, o público brasileiro possa conhecer a modernidade da cultura lusitana.

"Experimenta Portugal" será o evento realizado no parque Ibirapuera que, além de apresentar um pouco da gastronomia portuguesa, contará com uma grande variedade de estilos musicais em suas exposições, inclusive o fado de Carminho, uma das cantoras mais reconhecidas do gênero na atualidade.

A cantora portuguesa de blues Mimicat afirmou à Agência Efe que "Portugal é um país pequeno, mas a relação com o Brasil talvez seja mais forte que a existente entre outros e a troca cultural entre ambos é sempre muito bem apreciada apesar de, por exemplo, não ter raízes portuguesas" em sua música.

A banda de reggae Souls of Fire, que já colaborou várias vezes com representantes brasileiros do gênero, como Natiruts, considerou que sua estreia no Brasil "é um orgulho por poder representar Portugal em um evento desta dimensão e também estar no cartaz junto a grandes nomes como Caetano e Lenine".

O soul de Black Mamba e a música eletrônica de Rui Vargas consideram que divulgar um olhar português e ampliar horizontes é uma grande oportunidade, apesar de não contarem com influências lusitanas em seus estilos.