Topo

Biblioteca virtual Nuvem de Livros debaterá intolerância na Flip

Logo da biblioteca virtual Nuvem de Livros - Reprodução
Logo da biblioteca virtual Nuvem de Livros Imagem: Reprodução

17/06/2015 18h44

A plataforma virtual Nuvem de Livros informou nesta quarta-feira (17) que estará presente na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), onde apresentará uma programação paralela na qual debaterá a "intolerância".

A biblioteca on-line brasileira, que é líder em usuários inscritos na região ibero-americana, traz ao maior festival de literatura do país debates que contarão com a presença de nomes importantes como a psicanalista Maria Rita Kehl, além de outros autores e acadêmicos.

A 13ª edição da Flip será realizada entre 1º e 5 de junho, em Paraty, litoral do Estado do Rio de Janeiro. Ela reunirá grandes nomes do mundo da literatura, incluindo 16 autores estrangeiros.

A programação da Nuvem de Livros abordará a intolerância desde a sociologia, filosofia, religião, ficção, política e poesia, temas que serão debatidos pelos convidados nas discussões propostas entre os dias 2 e 4 de julho.

"Em um mundo em que opiniões divergentes tendem a gerar conflitos irreconciliáveis, o debate sobre a intolerância é cada vez mais necessário, em nome daquilo que faz a vida mais digna de ser vivida: a convivência", disse Antônio Torres, curador da Nuvem de Livros.

Políticos e historiadores como Chico Alencar, deputado federal pelo Rio de Janeiro, e Fátima Bezerra, senadora pelo Rio Grande do Norte, estarão presentes para discutir e "criar prazerosas tensões" sobre o tema proposto pela plataforma virtual em seu programa de debates literários no festival.

A consciência negra, a opressão, a crise e as mobilizações sociais, e suas relações com a literatura, contarão por três dias com esse espaço de diálogo em uma cidade como Paraty, proposta como "território prioritário" e "espaço social e cultural" para a Casa Azul, organizadora da Flip.