Topo

Para comemorar centenário, 2ª parte da obra "Dom Quixote" é copiada à mão

Capa de Dom Quixote de La Mancha - Reprodução
Capa de Dom Quixote de La Mancha Imagem: Reprodução

De Toledo, Espanha

22/04/2015 10h50

Um grupo de alunos, professores, pais e funcionários do Instituto Garcilaso de la Vega de Villacañas em Toledo, no centro da Espanha, copiou à mão, em um tempo recorde de três semanas, os 74 capítulos da segunda parte de "Dom Quixote" para comemorar o quarto centenário de sua publicação.

Ao longo de 150 horas de trabalho, mais de 200 membros da comunidade do instituto transcreveram a segunda parte da célebre obra de Miguel de Cervantes. O trabalho será apresentado nesta quinta-feira (23) durante a celebração do Dia do Livro.

A ideia de realizar a cópia manuscrita partiu de uma professora de Língua e recebeu grande apoio dos membros do centro educativo, com mais de 40 anos de história, informaram à Agência Efe fontes do instituto.

Para materializar a iniciativa, foi criada uma comissão de organização, que se encarregou de repartir os capítulos e elaborar instruções sobre como realizar a cópia da obra.

A comissão decidiu que os copistas deveriam usar a mesma caneta e pediu aos participantes que procurassem escrever com letra legível e que não fizessem riscos e nem usassem nenhum tipo de corretor.

Após revisar cada um dos 74 capítulos, que incluem ilustrações realizadas por alunos do primeiro e segundo grau e inseridas em branco e preto, a segunda etapa foi a encadernação.

Ao final, foram 780 páginas que deverão ser escaneadas para criar uma edição digital que será disponibilizada no site do instituto.

Na elaboração da cópia manuscrita participaram, além de docentes e estudantes, pais, antigos professores, ex-alunos, administrativos, pessoal de limpeza e da cafeteria.