Topo

Museu d'Orsay permite fotos após ministra da cultura desrespeitar proibição

De Paris

19/03/2015 09h25

O parisiense Museu de Orsay, que abriga uma das mais importantes coleções impressionistas do mundo, permitirá que seus visitantes tirem fotos das obras de arte. O anúncio, feito pela direção do museu à Agência Efe na tarde desta quinta (19), acontece poucos dias depois de a ministra da Cultura francesa publicar nas redes sociais uma imagem feita no recinto.

O Orsay era um dos poucos museus da capital francesa que mantinha a proibição de fotografias dos seus quadros, veto introduzido em 2009. Mas a regra não pareceu importar para a ministra da Cultura, Fleure Pellerin, que durante uma visita na segunda-feira à retrospectiva do pós-impressionista Pierre Bonnard fotografou uma obra e publicou no Instagram.

A foto não passou despercebida para as associações que há anos reivindicam, em nome da divulgação da cultura, a permissão para fotografar as obras do museu. O Museu de Orsay ficou numa encruzilhada e finalmente cedeu, aceitando suspender a proibição. Mas para preservar as obras continuará a proibir o uso de flashes, de "pau de selfies" e tripés.

Também será mantida a restrição de fotografar as obras emprestadas por outros centros para exposições temporárias que não permitem fotos.

Foto polêmica

Resta saber se com sua foto Pellerin cometeu um erro ou simplesmente tentou forçar o museu a aplicar uma medida que ela encoraja em todos os centros.

A direção do Orsay reconheceu que a foto da ministra "acelerou" a decisão de suspender o veto, mas disse que há meses estudava fazê-lo.

A ministra, por sua vez, afirmou no Twitter que a única coisa que sua foto fez foi incentivar a campanha "Todos Fotógrafos", criada em julho de 2014, com a qual seu departamento pretende que o público contribua para a divulgação da cultura através da fotografia.

Em nome desse princípio, os museus da capital foram permitindo que suas obras fossem fotografadas, o que tinha tornado o Orsay o último bastião dessa proibição.

A medida afeta também a Orangerie, a sala de exposições situada do outro lado do rio Sena e que é vinculada ao Orsay.