Quadro de Picasso roubado há 15 anos em Paris é encontrado nos EUA

Redação Central, 27 fev (EFE).- Um quadro de Picasso, "La coiffeuse" ("A cabeleireira") que desapareceu em 2001 do Centro Pompidou de Paris, foi encontrado na cidade americana de Newark, em Nova Jersey, onde chegou em um navio procedente da Bélgica etiquetado como "artesanato", avaliado em US$ 37.

Segundo o jornal "The New York Times", a obra, que data de 1911, chegou a Newark em 18 de dezembro, e em seu rótulo estava escrito "Joyeux Noel" (Feliz Natal, em francês).

Os agentes da alfândega examinaram o pacote e descobriram a obra de arte, que foi encaminhada ao departamento de Segurança Nacional. No momento do roubo, a obra estava avaliada em 2,5 milhões de dólares.

O quadro, de estilo cubista, tinha desaparecido de um depósito do Centro Pompidou e pertence ao governo francês. O quadro foi exibido pela última vez em 1998, em Munique, de onde retornou a Paris para ser armazenado no museu.

O presidente do Centro Pompidou, Alain Seban, afirmou nesta sexta-feira que espera poder voltar a expor "em breve" o quadro no museu.

Segundo ele, apesar "boa notícia" do achado, o roubo "segue sem explicação" e coincide com a "trágica atualidade" da destruição de obras de arte no Museu de Mossul por integrantes do grupo jihadista Estado Islâmico.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos