Topo

Caixa de correio utilizada por Charles Dickens é reinaugurada na Inglaterra

O escritor britânico Charles Dickens - Reprodução
O escritor britânico Charles Dickens Imagem: Reprodução

De Londres

10/12/2014 16h39

Uma caixa de correio instalada no século 19 no condado inglês de Kent, perto da casa onde morava Charles Dickens, o escritor britânico mais famoso da Era Vitoriana, foi reaberta oficialmente nesta quarta-feira (10) após ser restaurada.

A responsável por inaugurar a caixa de correio foi uma descendente de quinta geração do autor, Marion Dickens, que se confessou "emocionada" por poder usá-la para enviar suas cartas de agora em adiante.

"Em nosso mundo digital, as cartas manuscritas são mais apreciadas do que nunca. Poder colocar minhas cartas na mesma caixa de correio que meu antepassado utilizava regularmente me emociona e faz com que eu me sinta perto dele", afirmou a parente do escritor, que nasceu em 1812 em Portsmouth, no sul da Inglaterra.

A caixa de correio fica perto da residência de Gads Hill Place, em Higham -no condado de Kent, no sudeste inglês-, onde Dickens passou 13 anos de sua vida, de 1857 até 1870, quando morreu vítima de um infarto.

O autor de "Oliver Twist" pediu que uma caixa de correio fosse instalada perto de sua casa pois enviava muitas correspondências. Dickens mandou milhares de cartas do local, segundo Marion Dickens.

"Ele escrevia uma dúzia de cartas todos os dias e fez um excelente uso desta caixa de correio e dos novos serviços postais que estavam se desenvolvendo no país na época", declarou.

Sue Whalley, diretora de operações do Royal Mail (correios britânicos), comemorou a restauração.

"Estamos encantados de trazer outra vez uma caixa de correio dos Natais do passado, que foi utilizada por um dos maiores autores de todos os tempos, Charles Dickens", disse.

"No século 19, Dickens pediu que se instalasse esta caixa de correio porque era um prolífico escritor de cartas e frequentemente se referia a esta caixa e ao carteiro em suas mensagens", explicou.

"Estamos muito contentes de voltar a abri-la para que as pessoas possam seguir seus passos e enviar suas cartas da mesma caixa de correio", acrescentou.

Na semana que vem será lançado um carimbo especial para a correspondência que for enviada da caixa de Gads Hill Place, onde Dickens escreveu, entre outras obras, "Um Conto de Duas Cidades" e "Grandes Esperanças".