Topo

Espanhol de alma latina, Bisbal chega ao Brasil para "encantar e desfrutar"

21/11/2014 22h17

Isadora Camargo.

São Paulo, 21 nov (EFE).- O cantor pop David Bisbal chegou nesta sexta-feira a São Paulo para a estreia em palcos brasileiros neste domingo, em um show que faz parte da turnê 'Tú y yo', com a qual o artista espanhol de alma latina promete "encantar e desfrutar" em sua primeira apresentação no país.

"Não tenho espírito de conquistador, desfruto com o que tenho. Não tenho espírito de ser o número 1, me sinto feliz com o que recebo diariamente", disse Bisbal à Agência Efe.

O artista pop se consagrou após participar do 'reality' musical espanhol "Operación Triunfo" e em 2005 lançou seu primeiro álbum, "Corazón Latino", um dos mais populares na Espanha e na América Latina.

Desde então, são cinco álbuns que misturam o ritmo 'salseiro' latino com 'toques' da cultura de seu país, como o flamenco.

Nascido em Almería há 35 anos, Bisbal ressaltou que seu trabalho se caracteriza por mudanças que seguem a evolução da música no mundo, misturando ritmos que tornam seus projetos "nada convencionais".

"Meu estilo de música mudou muito nestes últimos 12 anos, sempre há diferença entre um projeto e outro, e assim pretendo me manter desde o primeiro disco, muito tropical; passando pelo acústico, com o qual pude estar em teatros, lugares mágicos; até este último projeto, que mistura pop e eletrônica", comentou.

Para Bisbal, seu último álbum "traz o pop outra vez", sendo uma obra mais "universal" e que mantém sua identidade latina aflorada com a influência da cultura espanhola.

"Sinceramente, a música latina é a que eu mais gosto. Eu me considero um artista latino", afirmou o artista, que espera cativar ao público brasileiro com canções como "Sí, pero no".

Com seu último trabalho, o espanhol já conquistou o triplo disco de platina com 120 mil cópias vendidas, figurando como o mais vendido em seu país, além de ser o álbum com mais vendas durante sua semana de lançamento, com 58 mil cópias.

Assim como seus compatriotas Alejandro Sanz e Enrique Iglesias, que já fizeram trabalhos em parceria com artistas brasileiros, o novo trabalho de Bisbal conta com a participação de Sandy.

Sobre o espetáculo deste domingo no HSBC Brasil, em São Paulo, o espanhol antecipou que cantará seus primeiros sucessos como "Bulería" e "Ave María", além das músicas do novo álbum. O espanhol também não descarta cantar um pouco em português.

"Escolhi o Brasil porque é um sonho estar aqui desde o início da minha carreira. Estou muito contente com a recepção calorosa que tive. Adoraria cantar em português, espero continuar vindo ao Brasil no futuro", declarou.

A maioria das canções de Bisbal fala sobre relacionamentos e amor, com um ritmo contagioso de salsa e merengue em melodias que se aproximam do 'tropicalismo' do Brasil, mas que também podem ter letras românticas mais melódicas.

Vencedor do Grammy Latino de 'Melhor novo artista' e do World Music Award na categoria 'Melhor Artista Latino', Bisbal deu os primeiros passos no mundo artístico aos 18 anos, com a Orquesta Expresiones. Desde o início da carreira, já vendeu mais de cinco milhões de cópias e se apresentou em 600 palcos de todo o mundo.

Ganhador de mais de 60 discos de platina e ouro, Bisbal pretende ampliar seu "tour internacional" com seu plano de visitar cidades do interior do México e da Argentina em 2015, além de intensificar sua presença nos Estados Unidos, na América Central e na Europa.