Topo

ONU comemorará 69 anos com apresentação de Sting, Lang Lang e López-Gómez

24/10/2014 19h40

Nações Unidas, 24 out (EFE). - A Organização das Nações Unidas completa nesta sexta-feira 69 anos de sua fundação e para comemorar irá promover uma apresentação liderada pelo músico britânico Sting, o pianista chinês Lang Lang e o maestro venezuelano Manuel López-Gómez, em Nova York.

Os três artistas serão recebidos por uma orquestra de crianças e adolescentes dos cinco continentes, que o jovem maestro destacou como muito especial em entrevista coletiva hoje na sede da ONU.

"É incrível celebrar com música e com gente jovem, que tem essa boa energia", afirmou o diretor de orquestra, que estava ao lado de Lang Lang.

Entre os músicos da orquestra estarão 18 jovens do Grupo Neojiba, um projeto que acontece na Bahia e é apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). De acordo com o site da própria entidade, atualmente, o Neojiba atende a 4.500 crianças, adolescentes e jovens com idades entre seis e 29 anos.

López-Gómez disse que teve apenas três dias para se preparar para o espetáculo, mas que, mesmo assim, o evento de hoje será positivo porque, apesar da juventude dos músicos, eles "trabalham como profissionais".

"Como músico, acho que o melhor discurso é o que se faz mediante a música com uma mensagem de amor, paz e união em cada país do mundo", apontou o venezuelano, que considerou uma "honra" ter sido convidado para participar da comemoração da ONU.

Em sua tradicional mensagem do Dia das Nações Unidas, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon declarou que a organização é hoje "mais necessária do que nunca" em um momento de "múltiplas crises", como a pobreza, as doenças, o terrorismo, a discriminação e a mudança climático.

Ban considerou que houve muitos "contratempos" no caminho desde que a ONU foi fundada para "acabar com os ataques à dignidade humana" e lembrou que ainda há muito trabalho a fazer para conseguir este objetivo.

"Neste momento crítico, deixem que nos reafirmemos em nosso objetivo de fortalecer os marginalizados e os vulneráveis. No Dia das Nações Unidas, chamo a todos os governos e às pessoas individualmente a trabalhar juntas para o bem comum", ponderou Ban.

O Dia das Nações Unidas é celebrado no dia 24 de outubro para ressaltar os esforços e conquistas da ONU desde sua fundação, nessa data, em 1945. A apresentação será transmitida ao vivo no canal da entidade no Youtube a partir das 21h (horário de Brasília). EFE

ab/cdr