Topo

EUA devolvem ao Brasil Poliakoff confiscado de Edemar Cid Ferreira

9.mai.2014 - O Secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão Pires Jr. discursa durante cerimônia de devolução ao governo brasileiro de uma pintura de Serge Poliakoff chamada "Composição Abstrata"; a pintura pertenceu ao banqueiro Edemar Cid Ferreira - Andrew Gombert/EFE
9.mai.2014 - O Secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão Pires Jr. discursa durante cerimônia de devolução ao governo brasileiro de uma pintura de Serge Poliakoff chamada "Composição Abstrata"; a pintura pertenceu ao banqueiro Edemar Cid Ferreira Imagem: Andrew Gombert/EFE

De Nova York (EUA)

09/05/2014 18h21Atualizada em 09/05/2014 20h57

Um quadro do pintor Serge Poliakoff, "Composition Abstraite", que foi levado ilegalmente para os Estados Unidos há oito anos, foi devolvido ao Brasil, informou nesta sexta-feira (9) a procuradoria federal em Manhattan.

A pintura de Poliakoff, avaliada em meio milhão de dólares, pertenceu ao banqueiro brasileiro Edemar Cid Ferreira, fundador do Banco Santos, condenado em 2006 no Brasil por crimes contra o sistema financeiro e por lavagem de dinheiro.

A justiça brasileira decretou o confisco de bens obtidos de maneira ilegal.

Graças a este processo, as autoridades brasileiras descobriram que um grande número de obras de arte em poder do banqueiro, avaliadas entre US$ 20 e US$ 30 milhões tinham desaparecido, incluído o quadro de Poliakoff.

Após uma investigação que durou sete anos, a Agência de Segurança Nacional (HSI), junto com outras agências internacionais, apreenderam cerca de mil obras que pertenceram a Cid Ferreira na Suíça, na França, no Reino Unido e nos Estados Unidos.

Antes de ser apreendido, o quadro "Composition Abstraite" esteve na casa de Cid Ferreira no bairro Morumbi de São Paulo e na sede do Banco Santos.

O quadro de Poliakoff chegou a Nova York em 2006 irregularmente vindo da Holanda.

Outras obras que foram do banqueiro, como um quadro de Roy Lichtenstein, "Modern Painting with a Yellow Interweave", e a pintura do uruguaio Joaquín Torres-García "Figuras em uma estrutura", foram devolvidas às autoridades em 2010.

Serge Poliakoff, pintor nascido na Rússia e naturalizado francês, explorou a relação entre espaço e composição em meados de século 20.