Topo

Presidente colombiano desmente que García Márquez sofra de câncer avançado

De Bogotá (Colômbia)

16/04/2014 13h49

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, desmentiu nesta quarta-feira que o escritor Gabriel García Márquez sofra de um câncer avançado e assegurou que o Nobel de Literatura sofreu uma pneumonia e está se recuperando.

As declarações foram feitas na cidade de Popayán, capital do departamento de Cauca, onde se encontra para se reunir com as autoridades locais e participar das celebrações da Semana Santa.

"Não é certo o que publicou um jornal mexicano, que teve uma recaída do câncer e estava tomado pelo câncer, isto não é certo", afirmou o presidente, sem mencionar suas fontes.

O jornal mexicano "El Universal" publicou na segunda-feira, citando fontes anônimas "confiáveis", que García Márquez, que em 1999 superou um câncer linfático, tem agora um tumor no pulmão, gânglios e fígado.

Segundo o chefe de Estado colombiano, o escritor de 87 anos sofreu "uma pneumonia em uma idade avançada", mas que "já está controlado".

Santos acrescentou que García Márquez "está em sua casa e certamente todos rezamos para que se recupere".

Também na segunda-feira, a mulher e os filhos do autor de "Cem Anos de Solidão" emitiram um comunicado no qual reconheceram que a condição do Nobel é estável mas "muito frágil", e que "existem riscos de complicações" devido a sua idade.

Márquez, voltou para casa no último dia 8 após passar oito dias internado no Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán por um quadro de pneumonia. Segundo o hospital, seu estado continua sendo "delicado" devido a sua idade.

Última aparição

A última aparição em público de García Márquez foi em 6 de março, quando saiu de sua casa no sul da Cidade do México para conversar com jornalistas em ocasião de seu aniversário.

O autor de "Cem anos de solidão" mostrou-se sorridente, recebeu presentes e tirou fotos, mas não falou com os jornalistas.

Nos últimos anos, restringiu ao máximo suas aparições em público e declarações por motivos de saúde.

Vida e obra

O escritor de 87 anos é considerado um dos autores de língua espanhola mais populares desde Miguel de Cervantes, no século 17. A fama literária extraordinária que alcançou em vida é comparável a de Mark Twain e Charlens Dickens. Ele vive no México há mais de 30 anos.

"Cem Anos de Solidão" , seu romance épico e alucinante, vendeu cerca de 50 milhões de cópias em mais de 25 línguas, e sua publicação em 1967 foi o marco de um boom da literatura latino americana que durou duas décadas.

Outros clássicos contemporâneos do homem de sobrancelhas negras espessas e bigode branco, conhecido pelos amigos apenas como "Gabo", incluem "Crônica de uma Morte Anunciada", "O Amor nos Tempos do Cólera", "O General em Seu Labirinto" e "O Outono do Patriarca ".

García Marquez ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1982, e seus romances superaram as vendas de tudo o mais publicado em espanhol, exceto a Bíblia. Ao lado de escritores como Norman Mailer e Tom Wolfe, ele também foi um dos pioneiros da literatura de não-ficção, gênero que ficaria conhecido como New Journalism.