Topo

Família de García Márquez reconhece que saúde do escritor é "muito frágil"

AP Photo/Fernando Vergara
Imagem: AP Photo/Fernando Vergara

15/04/2014 07h59

A mulher do escritor colombiano Gabriel García Márquez, Mercedes Barcha, e seus filhos Rodrigo e Gonzalo emitiram, nesta segunda-feira (14), um comunicado reconhecendo que a condição do Nobel de Literatura de 1982 é estável, mas "muito frágil", e que "existem riscos de complicações" devido a sua idade, 87 anos.

Os familiares do autor de "Cem Anos de Solidão" afirmaram que o romancista "continua e continuará convalescendo em sua casa" na Cidade do México, após uma internação recente por um processo de infecção pulmonar e nas vias urinárias.

"Sua condição é estável, mas muito frágil, e existem riscos de complicações por causa de sua idade", enfatizou o comunicado.

Acrescentou que García Márquez "recebeu muitíssimas demonstrações de carinho por parte dos amigos e dos meios de comunicação". "A família agradece estes gestos solidários e pede que sua intimidade seja respeitada", especificou a nota.

Mais cedo, o médico do escritor, Jorge Oseguera, pediu respeito à privacidade da família e se esquivou de dar detalhes sobre o seu estado de saúde. O especialista fez breves declarações aos jornalistas quando chegou à casa do autor e, apesar de ter prometido dar detalhes quando terminasse sua visita, entrou em seu carro sem cumprir com o prometido.

Oseguera foi questionado sobre os rumores de um jornal local que, citando fontes anônimas, falam da possibilidade de García Márquez estar recebendo cuidados paliativos por causa da volta de um câncer que o afetou há vários anos, mas evitou o tempo todo a falar sobre o assunto.

O jornal "El Universal" publicou nesta segunda-feira, citando fontes anônimas "confiáveis", que García Márquez sofre de câncer, que atinge o pulmão, os gânglios e o fígado. O autor sofreu um câncer linfático que foi superado em 1999.

Gabo, como o escritor é carinhosamente chamado, ficou internado por oito dias em um hospital da Cidade do México, até a última terça-feira, por causa de uma infecção pulmonar e nas vias urinárias.

Quando recebeu alta, fontes do centro médico e da Secretaria de Saúde disseram que o estado de saúde de García Márquez é delicado por conta da sua idade e que terminaria sua recuperação em sua casa, em vigilância constante para que o processo infeccioso não volte.

García Márquez limitou ao máximo suas aparições públicas nos últimos anos. No entanto, continua fiel à saudação que dedica em seu aniversário - o dia 6 de março - aos jornalistas que costumam ficar de prontidão em frente a sua casa nesse dia.