Topo

Sorridente, Gabriel Garcia Márquez recebe os parabéns ao completar 87 anos

Escritor colombiano Gabriel García Márquez aparece em frente à sua residência na Cidade do México - EFE/Mario Guzmán
Escritor colombiano Gabriel García Márquez aparece em frente à sua residência na Cidade do México Imagem: EFE/Mario Guzmán

06/03/2014 17h06

O escritor colombiano Gabriel García Márquez comemora nesta quinta-feira (6) seu aniversário 87 anos de muito bom humor na intimidade de sua casa na capital mexicana, cumprimentando a dezena de jornalistas e fotógrafos que desde cedo aguardavam para vê-lo.

O Nobel de literatura saiu ao meio-dia para saudar os repórteres, muito sorridente e usando um terno cinza oxford e camisa azul claro, escutou as tradicionais "Mañanitas", e recebeu um ramo de rosas amarelas, sua cor favorita.

Gabo, como é carinhosamente chamado, estava acompanhado por sua secretária e uma amiga da família, se reuniu com os jornalistas que cantavam e os aplaudiu ao finalizar a canção dedicada ao aniversário no México.

Não houve declarações do autor de "Cem anos de solidão", mas sua secretária distribiu borboletas amarelas de papel entre os jornalistas e uma fã que chegou até a casa do escritor para pedir um autógrafo.

García Márquez não tem nenhum programa especial hoje, pois comemorou a data com seus familiares e amigos mais próximos em um jantar há dois dias.

Mesmo assim desde cedo recebeu de seus amigos vários ramos de flores, principalmente rosas amarelas e orquídeas, e um bolo.

O autor de "O amor nos tempos do cólera" chegou ao México em 1961 e hoje vive no exclusivo bairro de Jardins do Pedregal junto de sua mulher, Mercedes Barcha, e frequenta poucas atividades culturais e sociais.