Topo

Morre aos 90 anos artista plástico uruguaio que construiu Casapueblo

28.abr.2010 - O artista plástico Carlos Páez Vilaró recebe homenagem ao ganhar nome na Calçada da Fama de Montevidéu, no Uruguai - AFP
28.abr.2010 - O artista plástico Carlos Páez Vilaró recebe homenagem ao ganhar nome na Calçada da Fama de Montevidéu, no Uruguai Imagem: AFP

24/02/2014 10h59Atualizada em 24/02/2014 15h30

O pintor e escultor uruguaio Carlos Páez Vilaró morreu nesta segunda-feira (24) aos 90 anos na residência Casapueblo, em Punta Ballena, próximo ao balneário de Punta del Leste, informou à Agência Efe sua secretária pessoal, María Dezuliari.

Páez, que tinha sido operado várias vezes do coração, morreu às 8h (horário local) em Casapueblo, a famosa residência que construiu ao longo das décadas na confluência do Rio da prata e o Oceano Atlântico, e que se transformou também em um museu e uma das principais atrações turísticas do país.

"Estava com uma insuficiência cardíaca severa, seu coração estava muito mal, tinha as aurículas dilatadas e lutou até o final", afirmou Dezuliari.

O corpo de Páez Vilaró será levado hoje mesmo para Montevidéu, onde será velado em um prédio da Associação Geral de Autores do Uruguai e enterrado amanhã em local ainda não definido.

Vilaró se interessou desde a década de 1940 pela influência africana na cultura da América do Sul e manteve contato com artistas brasileiros como Jorge Amado e Vinícius de Moraes.

O artista passou por um momento muito difícil quando um de seus seis filhos, Carlos Miguel, desapareceu no acidente aéreo que ficou conhecido como Tragédia dos Andes, em outubro de 1972. Vilaró e sua mulher, Madelón, nunca perderam as esperanças de reencontrar Carlitos, que realmente estava entre os 14 sobreviventes resgatados em dezembro daquele ano, depois de 72 dias em que tiveram incluisve que se alimentar da carne de outros passageiros mortos.