Topo

Tino Sehgal apresentará premiada performance pela 1ª vez no Brasil

19.fev.2014 - Tino Sehgal O artista britânico Tino Sehgal apresentará sua premiada performance "Essas Associações" pela primeira no Brasil  - EFE
19.fev.2014 - Tino Sehgal O artista britânico Tino Sehgal apresentará sua premiada performance "Essas Associações" pela primeira no Brasil Imagem: EFE

Rio de Janeiro

19/02/2014 17h26

O artista britânico Tino Sehgal, famoso por criar arte com pessoas "comuns", apresentará sua premiada performance "Essas Associações" pela primeira no país entre os dias 12 de março e 21 de abril no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-RJ), uma montagem que faz parte do ano da Alemanha no Brasil.

Atual vencedor do Leão de Ouro, da Bienal de Veneza, e um dos finalistas do Turner Prize, o mais importante prêmio de arte contemporânea do Reino Unido, Sehgal chega ao Rio sob a curadoria de Marcello Dantas, o mesmo que já trouxe exposições de Anish Kapoor, Antony Gormley, Cai Guo-Qiang, Christian Boltanski e Laurie Anderson.

Em "Essas Associações" ("These associations"), performance que atraiu um considerável número de público à Tate Modern, em Londres, o artista coloca pessoas andando de um lado ao outro, ora em silêncio, ora cantando ou alternando movimentos bruscos e leves, como se fosse formar um desenho abstrato de corpos no espaço ocupado.

Além da movimentação citada, a performance também parte em direção ao espectador, que, vez ou outra, recebe uma das pessoas envolvidas para conversar, ouvir um poema ou saber um pouco mais sobre sua própria história de vida.

Neste caso, segundo o artista, a ideia é explorar a identidade de grupo em relação à subjetividade de cada integrante, transformando o espaço expositivo em um experimento sociológico enigmático e mutante. O processo de trabalho do artista, apesar de curioso, segue uma ética ambiental e econômica muito distinta da prática do mundo da arte contemporânea.

Sehgal não viaja de avião, apenas de navio; não permite que suas obras sejam documentadas; não produz catálogos impressos, convites ou festas; não se hospeda em hotel e não faz uso de meios reprodutivos em suas intervenções. Ou seja, sua matéria prima é apenas o ser humano e sua sensibilidade.