Topo

Clarice Lispector é lembrada na Espanha nos 93 anos de seu nascimento

A escritora Clarice Lispector em meados dos anos 60 - Fundação Casa de Rui Barbosa
A escritora Clarice Lispector em meados dos anos 60 Imagem: Fundação Casa de Rui Barbosa

De Madri (Espanha)

10/12/2013 15h46Atualizada em 10/12/2013 17h18

Profunda e muito inteligente: assim era Clarice Lispector, uma das grandes vozes da literatura brasileira do século 20, cujo aniversário de 93 anos está sendo lembrado no Brasil e pelo mundo nesta terça-feira (10).

"A Hora de Clarice" é um evento realizado hoje no mundo todo para lembrar a obra e figura da escritora brasileira, quem nasceu em 10 de dezembro de 1920.

Lispector (1920-1977) nasceu na Ucrânia, mas logo se mudou para o Rio de Janeiro, onde criou grande parte de sua produção literária e jornalística; além de escrever romances, publicava uma coluna chamada "Só para mulheres", sobre culinária e etiqueta.

"Você é 'moralmente' tão antiquada a ponto de considerar vaidade feminina uma frivolidade? Você já devia saber que as mulheres querem se sentir bonitas para se sentirem amadas. E querer sentir-se amada não é frivolidade", escreveu em um de seus artigos sobre o mundo feminino.

O excesso de peso, cuidados com o cabelo e com a pele faziam parte da temática de "Só para mulheres", embora ela mesma não se saísse muito bem no trabalho doméstico.

O auge como escritora, no entanto, seria visto em romances como sua estreia, "Perto do Coração Selvagem" (1944), ou em obras fundamentais como "A Hora da Estrela" (1977).

Multifacetada e genial, a escritora também enveredou pela poesia, pelos contos e pela escrita introspectiva, cuja obra mais representativa é "A Paixão Segundo G.H" (1964), uma reflexão sobre a busca da identidade.

Sua obra será lembrada, de hoje até o próximo domingo, com diversos atos em vários países, como a Espanha. Em Barcelona, a Casa América de Catalunya recebe esta noite (às 20h locais) a conferência "Clarice Lispector, um novelo enrolado para dentro", a cargo da tradutora Elena Losada, além de várias leituras de contos para crianças escritos pela própria Lispector.