Topo

Richard Gere inaugura no México exposição sobre a luta do povo tibetano

Cidade do México (México)

13/10/2013 00h47

O ator americano e devoto do budismo Richard Gere inaugurou neste sábado (12) na capital mexicana a exposição fotográfica "Peregrino", que mostra o cotidiano do povo tibetano.

"Não foram fotografias fáceis de tirar porque surgiram de muitas lágrimas", advertiu o ator na apresentação da exposição no Museu Memória e Tolerância da Cidade do México.

A coleção é composta por 64 imagens captadas pelo ator entre 1981 e 1996 durante suas viagens pela Índia, Tibete e Mongólia.

"Richard Gere imprime sua sensibilidade e ressalta sua militância e vinculações morais e espirituais que explicam suas ações decisivas a favor da causa tibetana", disse a diretora de Exposições Temporárias do Museu Memória e Tolerância, Linda Atach.

As fotografias descrevem o dilema tibetano, acrescentou Atach, em seus aspectos cotidianos e encenam a luta e preservação dos cada vez "mais restritos" costumes desse povo.

A inauguração da mostra acontece dentro da quarta visita do dalai lama Tenzin Gyatso ao México, que chegou nesta sexta-feira ao país para dividir várias conversas sobre budismo e protagonizar um encontro com sacerdotes católicos na Universidade Pontifícia.

O líder espiritual tibetano foi apresentado por Richard Gere, um dos rostos públicos mais conhecidos na defesa da causa tibetana e a denúncia da ocupação chinesa do Tibete.