Topo

JK Rowling escreve em segredo um suspense com nome falso

A escritora J. K. Rowling  - Carlo Allegri/Reuters
A escritora J. K. Rowling Imagem: Carlo Allegri/Reuters

14/07/2013 07h26

A escritora britânica JK Rowling, autora das bem-sucedidas histórias do mágico Harry Potter, escreveu em segredo um suspense sob o pseudônimo de Robert Galbraith, segundo revela hoje "The Sunday Times".

Trata-se de "The Cuckoo's calling", um livro publicado no mês passado de abril e que relata a história de um ex-combatente que responde ao nome de Cormoran Strike e que se transforma em detetive privado.

Autora de "Harry Potter" exagera no drama em seu primeiro livro adulto

    Desde sua publicação em abril passado, Rowling vendeu 1.500 cópias, mas o segredo foi descoberto depois que o "Sunday Times" se perguntou como podia ser que um autor que publicava pela primeira vez pudesse conseguir uma resposta tão imediata.

    "Eu esperava guardar este segredo durante um tempo mais porque ser Robert Galbraith foi uma experiência libertadora", disse a autora em declarações que publica o jornal.

    "Foi maravilhoso publicar sem expectativa, e por puro prazer para obter uma resposta com um nome diferente", acrescentou.

    Uma das pistas que levaram a descobri-la é que Rowling e Galbraith compartilhavam o mesmo agente e a mesma editora.

    O livro foi publicado pela Sphere, parte do grupo editorial Little, Brown Book Group, que lançou no ano passado seu primeiro romance para adultos "The Casual Vacancy".

    Rowling publicou esse livro 15 anos depois de lançar o primeiro episódio da saga de Harry Potter, traduzida para 73 idiomas e da qual vendeu 450 milhões de cópias em mais de 200 países.